Uma tatuagem que controla o smartphone? Sim, já existe

A Microsoft Research e o MIT desenvolveram tatuagens metalizadas que transformam a nossa pele numa interface para dispositivos eletrónicos

Uma tatuagem que controla o smartphone? Sim, já existe

Estas tatuagens inteligentes foram desenvolvidas pela Microsoft Research e por alunos de doutoramento do MIT Media Lab, que denomina esta tecnologia de DuoSkin, descrevendo-a como “um processo” que recorre a folha metálica dourada para criar tatuagens que funcionam como wearables.

Estas tatuagens transformam a pele numa interface, permitindo que seja utilizada como um touchpad para controlar dispositivos móveis ou um ecrã. Com a ajuda de um chip de NFC, podem transformar-se num dispositivo de comunicação wireless.

O processo envolve, antes de mais, a criação de um circuito sobre a pele, com recurso a software de design gráfico, e posteriormente, o recorte de um stencil a partir desse circuito, que depois é aplicado sobre a pele. A folha dourada funciona como um condutor para qualquer dispositivo eletrónico ao qual esteja conetada.

O objetivo dos criadores da DuoSkin é possibilitar que qualquer pessoa crie o seu próprio wearable de uma forma simples e económica. Os estudantes do MIT escrevem que a tecnologia se inspira na estética das tatuagens metálicas, uma tendência do momento, para criar dispositivos sobre a pele que se assemelham a joalharia. “Os dispositivos DuoSkin permitem controlar os nossos dispositivos móveis, exibir informação e armazená-la na pele enquanto funcionam como uma afirmação do estilo pessoal”.

Os alunos foram motivados pela vontade de encontrar um método de produzir wearables eletrónicos baratos e fáceis de criar mediante instruções. Uma das suas criações é uma pulseira que funciona como um controlador de música via Bluetooth para smartphone.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.