Truewind digitaliza marcação de consultas no Serviço Nacional de Saúde britânico

A app desenvolvida pela Truewind permite aos mais de 85 mil profissionais de saúde do Reino Unido agendarem consultas online via dispositivos móveis, de forma gratuita

Truewind digitaliza marcação de consultas no Serviço Nacional de Saúde britânico

A aplicação de agendamento de consultas online destina-se aos próprios profissionais de saúde britânicos e foi lançada publicamente em janeiro, tendo tido mais de mil utilizadores só nas primeiras duas semanas. O programa abrange atualmente mais de 85 mil médicos e estagiários em Inglaterra.

Face ao crescente número de problemas de saúde mental e de stress entre os profissionais de saúde no Reino Unido, o Serviço Nacional de Saúde (NHS) decidiu criar um serviço de saúde especificamente destinado a este grupo profissional, garantindo a possibilidade de receberem ajuda qualificada, de forma isolada e confidencial, em caso de problemas de saúde mental e de dependência (como o alcoolismo).

Para expandir a prestação deste serviço a todo o país sem aumentar exponencialmente os custos, e mantendo uma relação de confiança com os profissionais de saúde, a Truewind criou um sistema de agendamento online e uma aplicação móvel que asseguram o anonimato dos pacientes. Esta solução foi desenvolvida e implementada em menos de dois meses, a tempo de ser lançada no início deste ano.

“Os pacientes acharam o sistema muito intuitivo e, por isso, foi apenas dada a formação mínima necessária. Esta solução coloca realmente o paciente no centro dos cuidados de saúde”, refere Lucy Warner, chief executive officer do NHS PHP. “Se não tivéssemos digitalizado este serviço, precisaríamos de duplicar o nosso pessoal administrativo”, enaltece.

A app foi desenvolvida em tecnologia OutSystems e demorou cerca de sete semanas desde a sua conceção à implementação final. Através da app é possível aceder de forma rápida e intuitiva ao sistema em qualquer dispositivo móvel, seja smartphone ou tablet, iOS ou Android.

“Recebemos indicação para avançar em outubro e tínhamos que estar prontos em janeiro. É um período muito reduzido para disponibilizar um serviço nacional com completa mobilidade”, revela Warner.

Depois da avaliação inicial, é atribuído ao paciente um “acesso à app móvel, que lhe permite selecionar os clínicos que prestam o tratamento necessário, procurando por proximidade ao local requerido e exibindo o perfil profissional destes clínicos”, explica João Campos, country manager da Truewind UK.

“A tecnologia OutSystems foi um vetor-chave nesta estratégia que, aliada à nossa experiência em projetos de Transformação Digital no setor da Saúde, permitiu entregar uma solução ágil e eficaz que une flexibilidade e conveniência”, conclui o country manager.

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