Startup portuguesa de healthcare recebe 4,6 milhões de dólares de investimento

A SWORD Health, startup portuguesa responsável pela criação do primeiro terapeuta digital que combina sensores de movimento com inteligência artificial, SWORD Phoenix, anuncia hoje que fechou um investimento seed no montante de 4,6 milhões de dólares.

Startup portuguesa de healthcare recebe 4,6 milhões de dólares de investimento

O investimento, captado junto da Green Innovations, Vesalius Biocapital III e outros investidores da Europa e Estados Unidos, terá como objetivos acelerar o desenvolvimento de novas terapias digitais e impulsionar o crescimento global da SWORD Health.

A SWORD Health é uma plataforma tecnológica pioneira que representa uma nova abordagem à fisioterapia. Recorrendo à combinação de sensores de movimento de alta precisão com os mais recentes avanços tecnológicos na área da inteligência artificial, o principal produto da startup portuguesa, o SWORD Phoenix, permite aos pacientes realizarem as suas sessões de fisioterapia no conforto de sua casa, com feedback em tempo real da sua performance e sempre monitorizados pela sua equipa clínica. Ao mesmo tempo, o SWORD Phoenix é uma solução que permite expandir a pegada terapêutica das equipas clínicas, permitindo-lhes tratar mais doentes, com resultados clínicos sólidos e reduzindo custos operacionais.

O SWORD Phoenix reduz drasticamente o custo da fisioterapia para os fornecedores de serviços de saúde, ao mesmo tempo que disponibiliza o acesso à informação mais relevante relativa à performance do paciente e o aumento da eficiência operacional das equipas clínicas. Uma vez que os pacientes que usam o SWORD Phoenix conseguem recuperar a partir das suas casas, têm acesso a uma terapia de qualidade e de alta intensidade, aumentando os níveis de envolvimento e compromisso dos pacientes com o seu processo de recuperação. Os ensaios clínicos realizados pela SWORD Health demonstram que 93% dos pacientes que se reabilitaram com o SWORD Phoenix apresentam uma melhoria na qualidade das suas capacidades motoras.

A tecnologia da SWORD Health já está atualmente a ser utilizada por profissionais de saúde dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Noruega, Portugal, África do Sul México e Japão.

Virgílio Bento, fundador e CEO da SWORD Health, afirma que "neste momento há uma falha na nossa capacidade enquanto sociedade desenvolvida de fornecer serviços de fisioterapia de alta qualidade e intensidade. O nosso terapeuta digital permite a democratização do acesso a uma fisioterapia de alta qualidade aos pacientes, no conforto de sua casa. Representa um novo paradigma que irá definir os próximo 50 anos da fisioterapia em todo o mundo"

“Passámos os últimos três anos a desenvolver e a refinar a tecnologia, recorrendo aos maiores desenvolvimentos na área da inteligência artificial que sustenta o nosso terapeuta digital, o SWORD Phoenix, bem como a demonstrar a sua eficiência através de estudos clínicos intensivos. Iremos agora focar-nos na expansão para o mercado global, no desenvolvimento de novas terapias digitais e em mais estudos clínicos”.

Guy Geldhof, partner na Vesalius Biocapital, salienta que “a fisioterapia enfrenta um conjunto de desafios significativos, está muito dependente de um pequeno número de especialistas. Esta dependência provoca um aumento de custos para os pacientes e prestadores de cuidados de saúde bem como dificuldades de comunicação e de organização para os fornecedores de serviços de saúde. A SWORD Health tem potencial para revolucionar a fisioterapia e temos o prazer de apoiar o Virgílio e a sua talentosa equipa na sua próxima fase de crescimento”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.