Sonae recebe prémio Europeu de Inovação em Processos Administrativos

O processo de integração eletrónica e automatização do registo e controlo de facturas de fornecedores da Sonae foi distinguido pelos Shared Services & Outsourcing Excellence Awards Europe 2016, entregues em Dublin

Sonae recebe prémio Europeu de Inovação em Processos Administrativos

A Sonae foi galardoada com o prémio de “Runner Up 2016” na categoria Best Process Improvement & Innovation (Melhoria de Processos e Inovação). A esta distinção deve-se a criação de um processo de integração eletrónica e automatização do registo e controlo de faturas dos seus fornecedores e parceiros, que permitiu que a Sonae reduzisse em 98% os documentos recebidos em papel.

Desta forma, os Shared Services & Outsourcing Excellence Awards Europe 2016 consideraram que este processo teve importantes impactos económicos, ambientais, sociais, assim como ganhos relevantes de eficiência interna e na relação com fornecedores.

“A inovação nos processos é fundamental para a competitividade das empresas, já que permite reforçar a qualidade e rapidez da informação, facilitando a tomada de decisão pelos negócios. Na Sonae, o projeto pioneiro que desenvolvemos permitiu reduzir o tempo de receção, registo e aprovação de faturas, com ganhos significativos para os nossos parceiros e para os nossos negócios”, sublinha Nuno Guerreiro, diretor de processos administrativos.

O processo P2P-Purchase to Pay da Sonae envolve o registo, validação e controlo de faturas de fornecedores, eliminando as faturas em papel e acelerando o processo de aprovação e pagamento. O tempo de aprovação de faturas diminuiu para 1,2 dias e as poupanças estimadas ascendem a mais de 13 milhões de euros por ano. Adicionalmente, o processo permitiu reforçar a relação com os fornecedores, proporcionando-lhes uma redução de custos, um aumento da transparência e uma redução nos prazos de recebimento.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.