Solar Impulse termina volta ao Mundo

O Solar Impulse II terminou com sucesso o desafio do projeto a que se propôs: dar a volta ao mundo de avião sem uma gota de combustível

Solar Impulse termina volta ao Mundo

O avião experimental Solar Impulse aterrou hoje (26/07) em Abu Dhabi capital dos Emirados Árabes Unidos após 17 etapas, 40.000km e 509 horas de voo para dar a volta ao mundo com emissões “zero”, totalmente alimentado com energia solar.

O feito colocou à prova os seus pilotos e mentores do projeto, Bertrand Piccard (neto do famoso explorador Auguste Piccard) e André Borschberg.

O percurso por etapas deve-se exclusivamente a razões logísticas e fisiológicas dos homens que pilotaram este avião, uma vez que ele é totalmente autónomo do ponto de vista energético.

Para que um só piloto consiga a tarefa hercúlea de pilotar sozinho em etapas que chegaram a mais de 100 horas consecutivas, o Solar Impulse tem a ajuda de sofisticados sistemas de informação, automação e de comunicação que foram desenvolvidos especificamente para este projeto pela empresa suíça SITAOnAir, também conhecida como o fabricante que está a levar Wi-Fi e o 4G para dentro dos novos Airbus.

Movido por 4 motores elétricos de 17 cavalos (12KW) cada, o total de potência utilizado pela aeronave é inferior ao de um pequeno automóvel utilitário. A energia elétrica é produzida pelas 17.000 células solares que revestem 269.5 m2 das suas asas de 72 metros, quase tão compridas como as do gigante Airbus A380,  colectam diariamente 340kWh.

 

André Borschberg  e Bertrand Piccard  comemoram a chegada a Abu Dhabi do Solar Impulse 

De noite a aeronave é dependente dos 633kg de baterias de lítio de alta densidade com uns espantosos 260 Wh/kg, que armazenam um total de 38.5kWh

O ciclo de voo para otimizar a energia faz com que o avião atinja a sua altitude maxima de 9.000 metros, onde os painéis são mais eficientes, por volta das 18h , então ele inicia uma descida que demora toda a noite até aos 1.500 metros, onde a eficiência das hélices é maior. Com o nascer do sol e as baterias descarregadas inicia-se novo ciclo de carga e uma nova subida gradual até aos 9.000 metros.

Se o avião fosse um drone, este ciclo poderia repetir-se por dois a três anos até que o número de ciclos máximo das baterias fosse atingido, mas um humano a bordo implica mantimentos, reservas de oxigênio e tempos máximos antes da exaustão, que obrigam o Solar Impulse a aterrar.

Se foi a evolução recente das baterias que permitiu realizar esta proeza, foram tambem as baterias protagonizaram o maior problema desta aventura, quando na mais longa etapa, os cinco dias entre o Japão e Hawai, elas sofreram um sobreaquecimento devido a um erro de cálculo da equipa de engenheiros, o que obrigou a uma paragem de 9 meses para que fosse produzidas novas baterias exclusivas.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.