Sistema de inteligência artificial previu a eleição de Donald Trump

Depois de ter sido capaz de acertar nos resultados das últimas três eleições presidenciais dos EUA, o sistema de inteligência artificial MogIA previu a vitória de Donald Trump e, mais uma vez, acertou

Sistema de inteligência artificial previu a eleição de Donald Trump

As últimas eleições dos EUA deram muito que falar nos media, muito à conta do candidato, agora eleito presidente, Donald Trump, mas também porque muitas foram as sondagens realizadas. Estas, na sua maioria, atribuíam a vantagem a Hillary Clinton.

Quando finalmente os resultados foram revelados, ontem, dia 9, vieram à tona muitas questões sobre as sondagens. Afinal, em quem é que devemos acreditar? Embora não haja uma resposta correta a esta pergunta, a verdade é que já existe um sistema de inteligência artificial que começa a dar que falar por ter acertado nas últimas três eleições presidenciais dos EUA e ter previsto também a vitória de Trump.

O MogIA foi desenvolvido por Sanjiv Rai, em Bombaim, na Índia, e alimenta-se de 20 milhões de data points de plataformas públicas, tais como o Google, Facebook e Twitter, analisando a informação recolhida e realizando as suas previsões. Criado em 2004, o MogIA conseguiu também prever corretamente o resultado das primárias democratas e republicanas.

E como é que o MogIA consegue ser tão preciso? Segundo o seu developer, dados como o engagement com tweets ou os vídeos em direto no Facebook são recolhidos pelo sistema de cálculo do MogIA. Nestas últimas eleições americanas, segundo o MogIA, Donald Trump ultrapassou o volume de engagemnt de tweets do maior pico de Obama em 2008, em 25%.

Embora este sistema de inteligência artificial tenha algumas limitações, uma vez que o engagement de um utilizador num tweet não significa necessariamente que o seu voto vá naquela direção, a verdade é que o MogIA conseguiu prever aquilo que as sondagens oficiais não foram capazes. Esta eleição junta-se a uma lista de sondagens oficiais que dão conta de resultados opostos aos do desfecho oficial: já em junho, aquando do Brexit, as sondagens davam conta da vitória da permanência do Reino Unido na União Europeia, mas tal não se verificou.

Num mundo onde Big Data e analytics são uma realidade, não será altura dos sistemas tradicionais de sondagens se reinventarem?

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.