SAP entra no mundo dos veículos conetados

A aplicação SAP Vehicle Insights oferece vários serviços para gestão de veículos conectados, incluindo analítica que pode ser usada para gestão de frotas, diagnósticos de veículos e cenários de mobility-as-a-service

SAP entra no mundo dos veículos conetados

A SAP Vehicle Insights permite às organizações utilizar informação das suas frotas e dados fundamentais sobre os automóveis, como mudanças engrenadas, paragens para abastecimento, pontuação para condução económica ou mapeamento de temperaturas, para melhoria da gestão não só ao nível de toda a frota como também de veículos individuais. Com funções de manutenção preditiva para quilometragem ou desgaste de pneus, as reparações podem ser planeadas de forma mais eficiente, reduzindo assim os custos.

Em conexão com analítica em tempo real e capacidades preditivas, a aplicação gera insights para as empresas e permite-lhes diminuir o seu time-to-market para cenários de construção de veículos conetados.

“Os veículos e, cada vez mais, as máquinas precisam de ser integrados digitalmente nos processos de negócios. Quer seja um camião na estrada, uma empilhadora no armazém ou uma retroescavadora numa obra, tudo precisa de funcionar da forma mais eficiente possível. Ajudamos os clientes não só a desenvolver e implementar rapidamente estes cenários nos seus negócios, como também a validá-los no mercado e a dar-lhes adequadamente escala num curto prazo de tempo”, refere Stephan Brand, vice-presidente sénior, Products & Innovation, Internet of Things (IoT) and Moving Assets, da SAP.

Estes cenários incluem áreas convencionais de otimização logística, assim como gestão de frotas comerciais, que podem utilizar informação dos veículos, como georreferenciação, peso da carga, temperatura e tempo estimado de chegada. Paralelamente, os serviços adicionais para geo-fencing ou análise de limite de velocidade apoiam novos processos de negócio e modelos na área da agricultura digital e de telemática para seguros.

De modo a endereçar este mercado, a SAP lança a sua própria app, baseada na SAP HANA Cloud Platform e recolhe, armazena, mapeia e analisa em tempo real a informação proveniente dos sensores localizados em veículos e equipamentos. Esta informação pode ser integrada ou consolidada com informação externa ou informação de clientes. As organizações podem combinar informação de telemática em tempo real com os seus processos de negócio.

A SAP Vehicle Insights permite processos de negócio inovadores com a mínima disrupção nos sistemas existentes. Os serviços padronizados baseados na web com integração aberta reduzem os custos através de melhorias na operação, planeamento e controlo. Isto permite criar novos modelos de negócio, aumentar a agilidade do negócio e otimizar a gestão das frotas.

“O significativo aumento de dispositivos conetados a nível global e o seu impacto no nosso quotidiano mostram que a IoT é já uma realidade. A IoT cria infinitas oportunidades para as seguradoras mitigarem riscos, bem como para reterem e atraírem novos clientes. A SAP HANA Cloud Platform em conjunto com a aplicação SAP Vehicle Insights terá um papel crucial, ao impulsionar a IoT no sector dos serviços financeiros”, comenta Peter Umscheid, co-CEO, da msg global solutions ag.

Tags
sap

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.