Que tendências impulsionarão o negócio digital na próxima década?

Inteligência Artificial (IA), plataformas digitais e experiências imersivas transparentes são algumas das tendências-chave que a Gartner prevê que estarão na base do negócio digital durante os próximos 10 anos.

Que tendências impulsionarão o negócio digital na próxima década?

A Gartner reuniu mais de 2 mil tecnologias e identificou as que irão protagonizar os próximos 10 anos, megatendências que permitirão que as empresas sobrevivam e se mantenham competitivas na economia digital.

Entre estas megatendências encontra-se a IA, plataformas digitais e experiências imersivas transparentes, que, de acordo com a analista, facultarão níveis de inteligência sem precedentes, criarão novas experiências e deverão oferecer plataformas que permitam que as organizações se cometem com novos ecossistemas de negócio.

“Os arquitetos empresariais que estão focados na inovação tecnológica devem avaliar estas megatendências e as suas tecnologias associadas, bem como o potencial impacto no negócio”, explica Mike J. Walker, research director, Gartner. “Juntamente com o potencial impacto no negócio, estas tendências facultam uma oportunidade significativa para os líderes de arquitetura empresarial ajudarem os líderes de negócio e de IT a responder às oportunidades do negócio digital, bem como às suas ameaças”.


Inteligência Artificial

De acordo com a Gartner, as tecnologias de IA serão a classe tecnológica mais disruptiva durante os próximos 10 anos, devido ao drástico poder computacional que aportam, quantidade de dados quase infinita e avanços sem precedentes em redes neurais profundas. Todas estas possibilidades trazidas pela IA permitirão às organizações que as integrem endereçar os dados como forma de se adaptarem a situações em constante mudança e a resolver problemas que ninguém anteriormente conseguira.

As empresas que contam conseguir vantagens competitivas através da IA, terão de considerar também, segundo a analista, tecnologias de deep learning, Deep Reinforcement Learning, Artificial General Intelligence, veículos autónomos, machine learning, smart dust, robôs inteligentes e smart workspace.
 

Experiências imersivas transparentes

A tecnologia tornar-se-á mais human-centric ao ponto de oferecer uma total transparência entre pessoas, negócios e coisas. Esta relação terá tendência para se tornar muito mais inusitada à medida que a evolução da tecnologia se torne mais adaptada, contextual e fluída no local de trabalho, em casa e no ato de interação entre empresas e outras pessoas.

Neste campo, a Gartner ponta a impressão 4D, realidade aumentada e virtual, interface cérebro-computador, casas conetadas, human augmentation, Nanotube Electronics e ecrãs volumétricos.


Plataformas Digitais

A mudança de infraestrutura técnica compartimentada para plataformas ecosystem-enabling está na base de todos os novos modelos de negócio que ligam os humanos à tecnologia.

A analista ponta como tecnologias-chave para o sucesso das plataformas digitais o 5G, Digital Twin, Edge Computing, Blockchain, plataformas de IoT, Neuromorphic Hardware, Quantum Computing, Serverless PaaS e segurança software-defined.

“Quando vemos estes temas juntos, conseguimos verificar como as tecnologias impulsionadoras human-centric integradas em experiências imersas transparentes- tais como smart workspace, casas conetadas, RV e RA e a crescente interface cérebro-computador- estão a tornar-se as principais tecnologias que estão a mover as outras tendências”, sublinha Mike J. Walker.

As plataformas digitais estão a tornar-se nas novas realidades do IT. “Estas megatendências mostram que quanto mais as organizações são capazes de fazer da tecnologia uma parte integrante das experiências dos seus colaboradores, parceiros e clientes, mais provavelmente serão capazes de contar os seus ecossistemas a plataformas de novas e dinâmicas formas”, conclui Mike J. Walker.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 8 Julho 2017

IT INSIGHT Nº 8 Julho 2017

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!