Que tendências impulsionarão o negócio digital na próxima década?

Inteligência Artificial (IA), plataformas digitais e experiências imersivas transparentes são algumas das tendências-chave que a Gartner prevê que estarão na base do negócio digital durante os próximos 10 anos.

Que tendências impulsionarão o negócio digital na próxima década?

A Gartner reuniu mais de 2 mil tecnologias e identificou as que irão protagonizar os próximos 10 anos, megatendências que permitirão que as empresas sobrevivam e se mantenham competitivas na economia digital.

Entre estas megatendências encontra-se a IA, plataformas digitais e experiências imersivas transparentes, que, de acordo com a analista, facultarão níveis de inteligência sem precedentes, criarão novas experiências e deverão oferecer plataformas que permitam que as organizações se cometem com novos ecossistemas de negócio.

“Os arquitetos empresariais que estão focados na inovação tecnológica devem avaliar estas megatendências e as suas tecnologias associadas, bem como o potencial impacto no negócio”, explica Mike J. Walker, research director, Gartner. “Juntamente com o potencial impacto no negócio, estas tendências facultam uma oportunidade significativa para os líderes de arquitetura empresarial ajudarem os líderes de negócio e de IT a responder às oportunidades do negócio digital, bem como às suas ameaças”.


Inteligência Artificial

De acordo com a Gartner, as tecnologias de IA serão a classe tecnológica mais disruptiva durante os próximos 10 anos, devido ao drástico poder computacional que aportam, quantidade de dados quase infinita e avanços sem precedentes em redes neurais profundas. Todas estas possibilidades trazidas pela IA permitirão às organizações que as integrem endereçar os dados como forma de se adaptarem a situações em constante mudança e a resolver problemas que ninguém anteriormente conseguira.

As empresas que contam conseguir vantagens competitivas através da IA, terão de considerar também, segundo a analista, tecnologias de deep learning, Deep Reinforcement Learning, Artificial General Intelligence, veículos autónomos, machine learning, smart dust, robôs inteligentes e smart workspace.
 

Experiências imersivas transparentes

A tecnologia tornar-se-á mais human-centric ao ponto de oferecer uma total transparência entre pessoas, negócios e coisas. Esta relação terá tendência para se tornar muito mais inusitada à medida que a evolução da tecnologia se torne mais adaptada, contextual e fluída no local de trabalho, em casa e no ato de interação entre empresas e outras pessoas.

Neste campo, a Gartner ponta a impressão 4D, realidade aumentada e virtual, interface cérebro-computador, casas conetadas, human augmentation, Nanotube Electronics e ecrãs volumétricos.


Plataformas Digitais

A mudança de infraestrutura técnica compartimentada para plataformas ecosystem-enabling está na base de todos os novos modelos de negócio que ligam os humanos à tecnologia.

A analista ponta como tecnologias-chave para o sucesso das plataformas digitais o 5G, Digital Twin, Edge Computing, Blockchain, plataformas de IoT, Neuromorphic Hardware, Quantum Computing, Serverless PaaS e segurança software-defined.

“Quando vemos estes temas juntos, conseguimos verificar como as tecnologias impulsionadoras human-centric integradas em experiências imersas transparentes- tais como smart workspace, casas conetadas, RV e RA e a crescente interface cérebro-computador- estão a tornar-se as principais tecnologias que estão a mover as outras tendências”, sublinha Mike J. Walker.

As plataformas digitais estão a tornar-se nas novas realidades do IT. “Estas megatendências mostram que quanto mais as organizações são capazes de fazer da tecnologia uma parte integrante das experiências dos seus colaboradores, parceiros e clientes, mais provavelmente serão capazes de contar os seus ecossistemas a plataformas de novas e dinâmicas formas”, conclui Mike J. Walker.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.