Plataforma móvel permite monitorizar pacientes crónicos

Fruto de uma parceria entre a Fundação Vodafone Portugal, Centro Hospitalar Lisboa Norte e Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o Sistema de Telemonitorização SmartReab permite monitorizar em tempo real pacientes com doenças respiratórias crónicas

Plataforma móvel permite monitorizar pacientes crónicos

O Sistema de Telemonitorização SmartReab, implementado no Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte, irá permitir prolongar a monitorização da atividade física para lá do ambiente hospitalar, acompanhando e incentivando com segurança o paciente a manter-se ativo no seu ambiente domiciliário e na comunidade em que se insere.

“Segundo a OMS, a inatividade física é o 4º principal fator de risco com impacto global, sendo responsável por 10% da mortalidade. No doente respiratório crónico, a inatividade física é ainda um fator de risco para hospitalizações e mortalidade precoce”, refere a Prof. Doutora Cristina Bárbara, diretora do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte e diretora da Clínica Universitária de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Em pacientes respiratórios mais graves, o Sistema SmartReab permitirá também ajustar a adequação dos níveis de oxigénio necessários para aqueles que cumprem esta terapêutica diariamente.

A médio longo prazo, espera-se que esta plataforma permite promover um estilo de vida saudável nos doentes respiratórios crónicos, reduzir o número de episódios de urgência face a um melhor controlo clínico, minimizando as agudizações da doença respiratória e reduzir o número de episódios de internamento como consequência da redução dos episódios de urgência.

“Para os médicos e respetivas equipas, este sistema de telemonitorização proporciona dados em tempo real, contínuos, com o doente em ambiente domiciliário e na comunidade. Para além de sinalizar ocorrências anómalas, permite sobretudo incentivar com segurança o aumento da atividade física e acompanhar o benefício obtido pelos programas de Reabilitação Respiratória na adoção de hábitos de vida saudável”, sublinha a Prof. Doutora Fátima Rodrigues, coordenadora da Unidade de Reabilitação Respiratória do Hospital Pulido Valente, onde tem sido desenvolvido o Sistema SmartReab.

Para Mário Vaz, presidente da Fundação Vodafone Portugal, este é “mais um exemplo de sucesso de utilização das modernas tecnologias ao serviço da Sociedade”. O responsável salienta ainda que “uma das grandes preocupações da Fundação Vodafone é a promoção e desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribuam para melhorar a qualidade de vida da Comunidade, e que funcionem como alavanca para desenvolver novas soluções em áreas tão importantes como a da saúde”.

O desenvolvimento desta plataforma de monitorização de pacientes respiratórios crónicos poderá vir a abrir portas à inovação em outras áreas da medicina, que poderão vir a beneficiar da utilização das tecnologias para melhorar a qualidade de vida da população.

“Este é um exemplo concreto de sucesso e inovação decorrente da parceria entre as instituições envolvidas”, refere o Dr. Carlos das Neves Martins, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.