Startups

Outrora lançámos navios, agora lançamos Startups, diz a Bloomberg

Portugal pode ser o refúgio do empreendedorismo numa Europa pós-Brexit, afirma a mais notória agência de informação financeira.

Outrora lançámos navios, agora lançamos Startups, diz a Bloomberg

O nosso país está a ter uma semana notavelmente positiva no que se refere a notícias internacionais sobre o empreendedorismo em Portugal: no princípio da semana, o Fórum Económico Mundial destacou Lisboa como a 5ª cidade mais amiga das startups. E a razão é simples: “Os salários são baixos, o custo do espaço para escritórios é acessível e há talento disponível”, comenta o FEM, sublinhando que “Lisboa é um caso particularmente interessante, porque esteve em crise financeira e intervencionado pelo FMI há apenas alguns anos”.

Depois do FEM, é agora a mais reputada agência de informação económica e financeira, a Bloomberg quem identifica Portugal como um bom sitio para investir, sobretudo quando o Brexit está em marcha: “A perda do acesso ao mercado único europeu pode dificultar a estratégia e os planos de crescimento dos empreendedores que se habituaram a ver no Reino Unido a melhor maneira de se expandirem na Europa”.

Variação anual do Venture Capital

Neste artigo de Edward Robinson (ilustrado humoristicamente por Matt Chase), é referido que o crescimento de venture capital em 2016 foi de 400%, contrastando com a redução de valores na União Europeia e particularmente no Reino Unido, e pode ser apenas ainda o início de uma tendência que o Brexit vai acentuar.

O mérito, de acordo com a Bloomberg, não é só das instituições envolvidas e do Governo mas duma confluência entre os setores público e privado, universidades, fundos de investimento, empreendedores e multinacionais, ajudado pelo facto do país ter custos para as empresas incomparavelmente melhores que Londres, e acesso ao mercado único.

Para ler o artigo da Bloomberg

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.