Oracle revela a primeira base de dados autónoma que promete eliminar erro humano

Durante o seu principal evento, OpenWorld, que está a decorrer em São Francisco, a Oracle revelou a sua primeira base de dados totalmente automatizada capaz de executar aplicações de segurança e detetar e responder a ataques em tempo real

Oracle revela a primeira base de dados autónoma que promete eliminar erro humano

Durante a abertura do OpenWorld, o fundador da Oracle, hoje CTO da empresa, Larry Ellison, foi perentório a afirmar que esta é a primeira vez que admite, neste evento, revelar uma tecnologia "verdadeiramente revolucionária".

Esta tecnologia é a Oracle Autonomous Database Cloud, a primeira base de dados do fabricante cem por cento autónoma capaz de executar aplicações de segurança, detetando e solucionando quaisquer ameaças de cibersegurança em tempo real.

Para oferecer uma solução totalmente automatizada, o produto integra uma camada de machine learning, eliminando a necessidade de gestão, atualização e ajuste por parte de um ser humano. Deste modo, consegue reduzir-se significativamente o erro humano. Ellison referiu que esta é a tecnologia "mais relevante que apareceu nos últimos anos", indicando que "verifica todos os logons, todos os endereços IP e URLs" e que "distingue o comportamento normal do comportamento suspeito", bem como os comportamentos de risco. "A base de dado provisiona-se e atualiza-se sozinha, fazendo correções, backups e alinhamentos por si própria e enquanto está a correr. E porque não há nenhuma intervenção humana nestes processos, não há também erros de origem humana", destacou.

Além das funcionalidades operacionais, o CTO da Oracle apontou também a redução de custos desta solução, comparativamente com outros players do mercado. A Amazon Web Services foi um dos concorrentes que Larry Ellison mais destacou, sublinhando a diferença entre a disponibilidade e fiabilidade de SLAs da Amazon (99,95%) em relação à Oracle (99,995%).

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.