Novo projeto explora competências tecnológicas para revolucionar setor aquícola

A Aquatropolis Academy é um resultado do projeto Aquatropolis, projeto em co promoção, co financiado pelo Compete 2020 que conta com a cooperação entre seis organizações públicas e privadas: Compta, a ALGAplus, a Domatica e o Instituto Politécnico de Leiria, através da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, o Instituto Politécnico de Tomar e o Tagus Valley

Novo projeto explora competências tecnológicas para revolucionar setor aquícola

Peniche foi o local escolhido para acolher a Aquatropolis Academy. Inaugurada Compta e pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, esta iniciativa tem por missão fomentar a modernização do setor aquícola através da formação e capacitação dos seus futuros profissionais com competências nos domínios técnicos e científicos da Economia Digital.

No evento oficial de inauguração da Academia espera-se a presença do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, o Presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia, o diretor-geral das Políticas do Mar, Fausto Brito e Abreu, e o Presidente da CIP, António Saraiva.

“Potenciar os princípios da terceira plataforma tecnológica através da cooperação entre a ciência e a indústria são os alicerces que norteiam a estratégia da Compta para levar conhecimento e tecnologia portuguesa ao mundo. A Aquatropolis Academy é um programa multidisciplinar de formação e capacitação do capital humano português. Esta iniciativa responde aos desafios da Industria 4.0, nos quais a Compta está fortemente empenhada na inovação e desenvolvimento tecnológico ao serviço da transformação digital de diferentes setores de atividade, dos quais, destacamos a aquacultura”, afirma Jorge Delgado, CEO da Compta.

A Aquatropolis Academy surge no seguimento do consórcio formado para a materialização do projeto homónimo, o Aquatropolis, que assumiu a missão de colocar os princípios da quarta vaga da revolução industrial ao serviço da competitividade do setor aquícola português. Em concreto, a nova academia pretende atuar através de uma framework tecnológica concebida para otimizar a produção de algas e peixes.

O evento que assinala o lançamento da Aquatropolis Academy será, por isso, dedicado a uma reflexão alargada em torno do potencial de renovação da Aquacultura e das oportunidades que a mesma encerra no quadro desta nova vaga de desenvolvimento e incorporação tecnológica. A cerimónia de inauguração será precedida por dois painéis: um subordinado ao tema “A indústria 4.0 e o Desígnio do Mar” e um outro dedicado à apresentação de “Casos da Indústria 4.0 na Economia do Mar”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 6 Março 2017

IT INSIGHT Nº 6 Março 2017

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!