Novo projeto explora competências tecnológicas para revolucionar setor aquícola

A Aquatropolis Academy é um resultado do projeto Aquatropolis, projeto em co promoção, co financiado pelo Compete 2020 que conta com a cooperação entre seis organizações públicas e privadas: Compta, a ALGAplus, a Domatica e o Instituto Politécnico de Leiria, através da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, o Instituto Politécnico de Tomar e o Tagus Valley

Novo projeto explora competências tecnológicas para revolucionar setor aquícola

Peniche foi o local escolhido para acolher a Aquatropolis Academy. Inaugurada Compta e pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, esta iniciativa tem por missão fomentar a modernização do setor aquícola através da formação e capacitação dos seus futuros profissionais com competências nos domínios técnicos e científicos da Economia Digital.

No evento oficial de inauguração da Academia espera-se a presença do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, o Presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia, o diretor-geral das Políticas do Mar, Fausto Brito e Abreu, e o Presidente da CIP, António Saraiva.

“Potenciar os princípios da terceira plataforma tecnológica através da cooperação entre a ciência e a indústria são os alicerces que norteiam a estratégia da Compta para levar conhecimento e tecnologia portuguesa ao mundo. A Aquatropolis Academy é um programa multidisciplinar de formação e capacitação do capital humano português. Esta iniciativa responde aos desafios da Industria 4.0, nos quais a Compta está fortemente empenhada na inovação e desenvolvimento tecnológico ao serviço da transformação digital de diferentes setores de atividade, dos quais, destacamos a aquacultura”, afirma Jorge Delgado, CEO da Compta.

A Aquatropolis Academy surge no seguimento do consórcio formado para a materialização do projeto homónimo, o Aquatropolis, que assumiu a missão de colocar os princípios da quarta vaga da revolução industrial ao serviço da competitividade do setor aquícola português. Em concreto, a nova academia pretende atuar através de uma framework tecnológica concebida para otimizar a produção de algas e peixes.

O evento que assinala o lançamento da Aquatropolis Academy será, por isso, dedicado a uma reflexão alargada em torno do potencial de renovação da Aquacultura e das oportunidades que a mesma encerra no quadro desta nova vaga de desenvolvimento e incorporação tecnológica. A cerimónia de inauguração será precedida por dois painéis: um subordinado ao tema “A indústria 4.0 e o Desígnio do Mar” e um outro dedicado à apresentação de “Casos da Indústria 4.0 na Economia do Mar”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.