Nissan quer pôr-nos a conduzir com ondas cerebrais

Já em desenvolvimento, a tecnologia Brain-to-Vehicle faz exatamente o que o nome diz: permite que o sistema de computação do veículo leia as ondas cerebrais do condutor para controlar o veículo

Nissan quer pôr-nos a conduzir com ondas cerebrais

Enquanto certos fabricantes de automóveis de focam em desenvolver formas para os computadores substituirem condução humana, a Nissan decidiu tomar uma abordagem diferente ao estudar a forma como os nossos cérebros podem ampliar sistemas de computação em carros.

A empresa revelou revelou a semana passada investigação relacionada com tecnologia Brain-to-Vehicle (B2V), que coneta a forca como pensamos e conduzimos – e como os carros poderiam interpretar estes sinais.

De acordo com a Nissan, a tecnologia poderá revolucionar a forma como interagimos com os nossos veículos no futuro, e poderá também permitir os nossos meios de transporte adaptarem-se aos nossos desejos e necessidades, o que poderia tornar a condução mais agradável.

Tecnologia B2V existe atualmente sob a forma de um headset usado pelo condutor. Este mede atividade e ondas cerebrais, que são analisadas em tempo real pelo sistema autónomo do veículo.

Ao medir e interpretar ondas cerebrais, a Nissan afirma que o sistema é capaz de operar a direção, aceleração e travagem, bem como tomar ação antes do condutor – seja virar o volante ou abrandar o carro.

Apesar do condutor ainda estar mo controlo e executar funções por si próprio, o sistema autónomo pode antecipar ações 0.2 a 0.5 segundos mais depressa que o condutor, e começar a mudança de forma “praticamente imperceptível”. Isto, por seu lado, pode melhorar os tempos de reação na esperada e potencialmente aumentar o prazer da condução.

Adicionalmente, o sistema autónomo é capaz de reconhecer desconforto e fazer alterações, como ajustar o estilo de condução – ou mesmo o ambiente no interior do carro, potencialmente através de realidade aumentada – de forma a relaxar o condutor.

A investigação é parte do esquema Intelligent Mobility da Nissan, que inclui uma série de projetos relacionados com condução mais inteligente.

“Quando pensam em condução autónoma, a maioria das pessoas tem uma visão muito impessoal do futuro, na qual os humanos cedem controlo às máquinas,” refere Daniele Schillaci, Vice Presidente. “No entanto, a tecnologia B2V faz o oposto, usando sinais do seu próprio cérebro para tornar a condução ainda mais excitante e agradável.”

The B2V technology will be demoed at this year's CES show in Las Vegas later this month.

A tecnologia B2V vai ser demostrada no final do mês no CES 2018, em Las Vegas.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.