Museu das Comunicações terá espaço dedicado à Realidade Aumentada

A parceria entre a IT People Innovation e a Fundação Portuguesa das Comunicações renovará o espaço do Museu das Comunicações através de exposições permanentes e temporárias com experiências totalmente diferentes

Museu das Comunicações terá espaço dedicado à Realidade Aumentada

A IT People Innovation será responsável pelo desenvolvimento de uma App de Realidade Aumentada, com modelação e animação 3D, que os visitantes do Museu das Comunicações poderão utilizar duurante a visita às exposições. Com esta aplicação será possível visualizar hologramas e interagir diretamente com estes ou conhecer o contexto em que cada objeto foi criado através de recriações interativas da época no local de exposição.

A IT People Innovation será ainda responsável pela criação de uma “Sala Aumentada” no Museu das Comunicações, que ficará adjacente à Casa do Futuro. Nesta Sala, com inauguração prevista para 27 de abril, os visitantes poderão conhecer as mais recentes tecnologias associadas à Realidade Aumentada, descobrir a história e o potencial desta tecnologia, assim como viver diferentes experiências de fusão entre o real e o digital em dispositivos como tablets, projetores ou smartglasses.

“Na IT People Innovation trabalhamos para inovar constantemente e aumentar a realidade. Esta parceria com a FPC, que representa um enorme orgulho para nós, vem reforçar a nossa vontade de levar a inovação para o setor cultural”, afirma Eduardo Vieitas, fundador e CEO da IT People Innovation. “Queremos, através da tecnologia e da criatividade, contribuir para que o Museu das Comunicações se torne numa experiência única para os seus visitantes”, acrescenta.

A formalização desta parceria deu-se no âmbito de uma sessão de demonstração das soluções de Realidade Aumentada para os óculos Microsoft HoloLens, promovida pela IT People no Museu das Comunicações. Nesta sessão, os participantes puderam experimentar os óculos e perceber a aplicabilidade que a tecnologia de RA pode ter em diversos setores, incluindo o cultural.

“Enquanto espaço onde convivem e se cruzam o passado, o presente e o futuro das Comunicações, a Fundação Portuguesa das Comunicações ambiciona ser uma plataforma de inovação, demonstração e experimentação, propondo aos visitantes uma reflexão sobre o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação na organização e vivência dos nossos quotidianos”, refere Luís Andrade, presidente do Conselho Executivo da Fundação Portuguesa das Comunicações. “Esta parceria com a IT People Innovation é, com certeza, a melhor forma de valorizar e enriquecer a história, o património e a memória do sector das comunicações em Portugal, e de oferecer aos visitantes um programa expositivo inovador de primeira qualidade e uma experiência superlativa, única e inesquecível”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.