Monitorizar a atenção? Nova tecnologia deteta direção do olhar humano

Uma nova tecnologia desenvolvida pela NEC, inserida no seu portfólio de inteligência artificial, permite a detetar em tempo real da direção do olhar de um indivíduo, mesmo quando as câmaras se encontram em locais remotos

Monitorizar a atenção? Nova tecnologia deteta direção do olhar humano

As tecnologias convencionais estimam a linha de visão de um indivíduo usando dispositivos especializados equipados com luzes de infravermelhos e câmaras avançadas, que detetam a luz que é refletida a partir do olho de um indivíduo. A tecnologia da NEC utiliza a tecnologia de deteção pontual de caraterísticas faciais, elemento base de reconhecimento facial, de modo a identificar com maior precisão caraterísticas dentro e ao redor do olho, como por exemplo a pupila e os cantos do olho, a partir de imagens obtidas através de câmaras comuns, incluindo web, câmaras de vigilância, tablets e smartphones, sem necessidade de equipamentos especializados. Assim, é possível a deteção da linha de visão de uma pessoa, com um erro de medição de menos 5 graus a partir da esquerda, da direita, de cima ou de baixo.

Esta tecnologia de deteção remota consegue dar resposta mesmo com imagens de baixa resolução e mudanças de brilho, permitindo detetar a linha de visão de indivíduos afastados até 10 metros da câmara, tornando-a adequada, por exemplo, para detetar de forma automática produtos que despertam a atenção dos consumidores nas lojas. A tecnologia da NEC permite ainda a detação simultânea de diversos indivíduos.

“Com base nesta tecnologia, a NEC pode avaliar a linha de visão dos peões e contribuir para otimizar a colocação de anúncios importantes nos espaços públicos”, afirma Akio Yamada, diretor-geral, Data Science Research Laboratories, da NEC Corporation. “Para além disso, esta tecnologia pode também contribuir para a segurança das comunidades, através da monitorização do comportamento de pessoas suspeitas, bem como ajudar os lojistas a saber mais sobre quais os produtos que atraem mais a atenção dos clientes”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.