Monitorização remota de pacientes poderá revolucionar setor da saúde

Embora em países como o Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha as tecnologias de monitorização remota para doenças crónicas já não sejam propriamente uma novidade, a verdade é que ainda existe muito espaço para inovação

Monitorização remota de pacientes poderá revolucionar setor da saúde

Um estudo realizado pela Baxter International Inc. e publicado na revista PLOS ONE, “Remote Monitoring of Chronic Diseases: A Landscape Assessment of Policies in Four European Countries” ("Monitorização Remota de Doenças Crónica: Avaliação de Políticas em Quatro Países Europeus"), observou um número crescente de abordagens de financiamento e políticas que apoiam a monitorização remota em doenças crónicas como insuficiência cardíaca crónica, doença pulmonar obstrutiva crónica e diabetes.

Segundo os seus resultados, a monitorização remota pode melhorar o acesso a cuidados de saúde, diminuir o número de hospitalizações e reduzir os custos ao ajudar os profissionais de saúde a gerir os tratamentos e melhorar a adesão aos mesmos.

“O aumento dos custos de saúde e um número crescente de doentes crónicos estão a criar a necessidade de opções mais acessíveis e inovadoras como a monitorização remota, que pode apoiar um melhor tratamento em casa”, refere Giuseppe Accogli, presidente da divisão Renal da Baxter. “A Baxter desenvolveu este estudo para entender melhor o valor percecionado da monitorização remota e a necessidade contínua para financiamento e políticas de apoio que possam permitir que mais doentes tenham acesso à nova tecnologia”.

A monitorização remota, ou tele-saúde, pode ser definida como um intercâmbio eletrónico ou troca de informação médica de um doente que permite a um profissional de saúde rever e tomar decisões médicas e de saúde. Esta informação pode incluir informação cardiovascular e metabólica como tensão arterial, glicémia, temperatura e peso. Para doentes a fazer diálise em casa, informação adicional relacionada com resultados individuais de tratamento, histórico e configurações do dispositivo podem ser passadas a uma equipa de saúde, permitindo uma identificação precoce de complicações.

Tanto os médicos como pacientes poderão beneficiar em larga escala deste tipo de tecnologia, uma vez que em muitos casos a área de residência dos pacientes fica a longos quilómetros do centro hospitalar, ou necessitam de cuidados médicos mesmo após terem tido alta hospitalar.

O estudo também analisou políticas gerais e reembolsos para monitorização remota nestes países. Os resultados concluíram que existiam várias políticas e iniciativas para promover a adoção da monitorização remota e a maior parte dos países do estudo tinham iniciado projetos piloto regionais ou nacionais para analisarem mais em profundidade este tipo de terapêutica. De forma geral, o estudo indica uma falta de reembolso nacional.

Contudo, os programas de reembolso regionais para monitorização remota existem em alguns países. Apesar do apoio público estar presente nos países analisados, a implementação é geralmente inconsistente. Foi também reconhecido o facto de existirem obstáculos a uma adoção mais alargada incluindo a necessidade de alinhar incentivos e abordar qualquer potencial impacto nos orçamentos de saúde.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.