Mastercard dá acesso a API para Blockchain a comerciantes e bancos parceiros

A API para blockchain da Mastercard já se encontra disponível no Mastercard Developers para comerciantes e bancos parceiros. Esta nova solução vem oferecer aos consumidores, empresas e bancos novas formas de transacionar e insere-se na estratégia da empresa em disponibilizar soluções de pagamento que atendam às necessidades das instituições financeiras e dos seus respetivos clientes finais

Mastercard dá acesso a API para Blockchain a comerciantes e bancos parceiros

A tecnologia de blockchain foi testada e validada e será implementada inicialmente ao nível do B2B para dar resposta aos desafios de velocidade, transparência e custos associados em pagamentos transfronteiriços, complementando a oferta existente, incluindo os cartões virtuais, a solução Mastercard Send e  a Vocalink. Com esta nova solução a Mastercard procura, assim, potenciar todos os tipos de fluxos de pagamento transfronteiriços e B2B, baseados em contas, blockchain e em cartões.

A nova solução assenta em quatro pilares-chave: privacidade, flexibilidade, escalabilidade e capacidade de alcance. Para manter a privacidade, a solução da Mastercard para blockchain assegura que os detalhes da transação são partilhados apenas entre os participantes na mesma e mantém um registo de transações válido e totalmente fiscalizável.

A solução permite também que os parceiros criem toda uma gama de aplicações novas ao usar a API para blockchain em conjunto com um portfólio mais amplo de APIs da Mastercard. Para simplificar esta integração a Mastercard disponibiliza ainda kits de desenvolvimento de software em seis idiomas diferentes. Esta solução foi desenhada para potenciar a velocidade dos processamentos comerciais e para permitir a expansibilidade através do estabelecimento de um consenso entre um moderador de rede fidedigno e os participantes da rede.

A nova solução permite transferir fundos gerados na blockchain para a rede de pagamentos da Mastercard, que inclui 22 mil instituições financeiras.

"Ao combinar a tecnologia blockchain da Mastercard com a rede de resolução e as regras de redes associadas da Mastercard, criamos uma solução segura que, além de ser passível de auditoria, é fácil de dimensionar ", explica Ken Moore, vice-presidente executivo da Mastercard Labs. "Quando se trata de pagamentos, queremos oferecer escolha e flexibilidade aos nossos parceiros para que possam utilizar facilmente, e de forma transparente, as mais recentes opções de pagamento em função das necessidades e dos requisitos dos seus clientes".

Esta solução, além de impulsionar transações de pagamento sem cartão seguras e transparentes, como são o exemplo os pagamentos B2B e as transações de financiamento do comércio, dispõe de outras capacidades que permitem a comprovação de proveniência que ajuda a autenticar os produtos em toda a cadeia de distribuição.

A Mastercard procura com esta solução proprietária criar novos benefícios para os seus parceiros e tornar o ecossistema comercial mais fácil, rápido e seguro. Além desta nova solução, a Mastercard também registou mais de 35 patentes no domínio do blockchain e investiu no Digital Currency, um grupo que constrói, incuba e investe capital de semente em empresas que desenvolvem tecnologia de blockchain e de Bitcoin.

Também com a adesão recente à  Enterprise Ethereum Alliance, a Mastercard procura explorar o potencial da utilização da tecnologia Ethereum numa ampla gama de casos, grande parte fora da esfera do ambiente de pagamentos tradicionais, estando também a trabalhar em novos casos de utilização com startups que fazem parte do seu programa Start Path Global.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.