IBM investe 200 milhões de dólares em IoT na Europa

Considerado um dos maiores investimentos da empresa em território europeu, a aposta na na unidade de negócio Watson IoT deverá revelar novas capacidades no campo da Internet of Things relacionadas com tecnologia Blockchain e segurança

IBM investe 200 milhões de dólares em IoT na Europa

Além das novas capacidades, a IBM pretende desenvolver  novas parcerias estratégicas com clientes em todo o mundo que estão já a tirar partido da tecnologia Watson IoT e integrar  milhões de sensores incorporados em máquinas, carros, aviões, drones, entre outros.  

Como parte de um investimento global de 3 mil milhões de dólares para adicionar as capacidades do Watson e da computação cognitiva à Internet of Things, a IBM destinou mais de 200 milhões para a sua sede Watson IoT, em Munique. Este investimento reflete a resposta da IBM à crescente necessidade dos clientes em transformarem as suas operações usando uma combinação de tecnologias de IoT e inteligência artificial. Atualmente a IBM tem seis mil clientes em todo o mundo que estão já a trabalhar em soluções e serviços Watson IoT.

A sede do Watson IoT ir´ainda acolher o primeiro Cognitive IoT Collaboratory – laboratório onde clientes e parceiros podem trabalhar em conjunto com mais de mil investigadores, engenheiros, programadores e consultores da IBM sediados em Munique, com o objetivo de impulsionar a inovação em indústrias como a automóvel, eletrónica, produção, saúde ou seguros. Outros dos objetivos será aplicar novos conceitos e tecnologias para a implementação de soluções na área da IoT e desenvolver e testar novos modelos de negócio, soluções e serviços.

"A IBM está a fazer grandes avanços para assegurar que empresas de todo o mundo sejam capazes de tirar partido deste incrível período de transformação tecnológica e desenvolvimento de novos produtos e serviços que estamos a viver e que realmente mudará a vida das pessoas", comenta Harriet Green, global head IBM Watson IoT. "A Alemanha está na vanguarda da Indústria 4.0 e ao convidarmos os nossos clientes e parceiros a se juntarem a nós em Munique, estamos a disponibilizar o nosso talento e as nossas tecnologias para ajudar a cumprir a promessa da Internet of Things e a estabelecer um foco global na inovação colaborativa".

Parcerias Watson IoT

Até agora, as soluções Watson IoT já foram implementadas em diversas empresas, de diferentes setores. A Schaeffler, por exemplo, um fornecedor automóvel e industrial, assinou um acordo de parceria estratégica com a IBM com o objetivo de acelerar a transformação digital das suas operações através da inteligência cognitiva do Watson e os dados de milhões de sensores . A Schaeffler procura ser mais flexível, tomar decisões mais rápidas e otimizar o desempenho do equipamento no terreno, de forma a tornar-se no fabricante líder mundial de soluções cognitivas que permitem manter o mundo em movimento.

Também a Aerialtronics, produtor de sistemas aeronáuticos não tripulados, anunciou os primeiros drones comerciais com capacidades cognitivas tirando partido da Plataforma IBM Watson IoT na IBM Cloud. Através desta parceria, os aparelhos Aerialtronics conseguem fornecer serviços de inspeção tais como a monitorização de padrões de tráfego nas cidades, inspeção de turbinas eólicas ou de plataformas de petróleo, ou a otimização de antenas de telecomunicações.

No setor da saúde, o  Thomas Jefferson University Hospital, uma unidade de saúde em Filadélfia, nos EUA, com perto de mil camas, está a trabalhar com a IBM para lançar  salas cognitivas que, através das soluções IBM Watson IoT. O seu principal objetivo é melhorar a experiência do paciente e oferecer um atendimento personalizado, ágil e consciente. Com estas soluções, os quartos ficam conetados à plataforma IBM Watson IoT, oferecendo controlo remoto sobre as luzes, as cortinas da janela.

Watson IoT prepara novas ofertas

A IBM está também a anunciar uma série de novas soluções de IoT. Uma dessas novidades é a Watson IoT e Blockchain, uma nova capacidade que relaciona os dados da Internet of Things com a tecnologia Blockchain através da plataforma IBM Watson IoT. As empresas podem assim partilhar a informação gerada pela IoT a partir de soluções Blockchain seguras e privadas.

Outra das novidades da IBM centra-se num novo conjunto de soluções e serviços de segurança para a área da IoT que procura ajudar as empresas a identificarem proativamente potenciais riscos e a protegerem os seus dispositivos de falhas e intrusões.

Entre as novas ofertas está também a possibilidade de os clientes desenvolverem novos interfaces de voz - seja em casas, carros, lojas, hotéis e escritórios.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.