HP apresenta novas impressoras 3D com tecnologia Jet Fusion

Os modelos oferecem não só vantagens competitivas em termos de eficiência e custo como também tecnologia inovadora que poderá revolucionar a indústria

HP apresenta novas impressoras 3D com tecnologia Jet Fusion

A HP apresentou recentemente duas impressoras 3D de gama alta, as quais garante serem 10 vezes mais rápidas e de uso menos dispendioso do que os sistemas rivais. A firma acrescenta que a sua nova tecnologia "multi jet fusion" confere também às suas máquinas a capacidade de criar protótipos de qualidade superior.

Ao contrário de outras impressoras 3D de alta gama, a tecnologia da HP não utiliza lasers para aplicar o material de impressão. Utiliza em vez disso uma série de “tinteiros” térmicos para introduzir um agente químico a cada fina camada de pó aplicada, unindo o material. Este processo é repetido em cada camada individual até o objeto estar completo. De acordo com a empresa, estas impressoras têm a capacidade de trabalhar 340 milhões de pontos—chamados pixels volumétricos ou voxels—por segundo. 

A desvantagem é que as suas primeiras impressoras a utilizar esta tecnologia podem apenas produzir objetos a partir de termoplástico monocromático. A competição oferece impressoras com a capacidade de manipular metal, múltiplos tipos de plásticos e ceras, entre outros—em alguns casos combinando vários materiais—bem como de imprimir em cores diferentes.

Segundo Joe Kempton, analista na consultora de tecnologia Canalys, apesar destas restrições limitarem o seu apelo, a inovação tecnológica tem o potencial de ser revolucionária.

"As impressoras HP podem produzir componentes de muito alta resolução a uma rapidez e custo extremamente competitivos", comenta Kempton. "A sua tecnologia representa de facto um grande passo em frente e uma mudança significativa na indústria. A vantagem da competição é, de momento, uma maior gama de materiais e a capacidade de imprimir a cores. Mas a longo termo a HP será capaz de eliminar esta diferença".

O modelo básico da HP é a Jet Fusion 3D 3200, a qual apresenta as dimensões aproximadas de uma máquina de lavar roupa e irá custar 120 mil euros quando for lançada. A empresa está a promovê-la como um meio para produzir protótipos.

O modelo mais avançado, Jet Fusion 3D 4200 deverá custar 145 mil euros (o sistem completo) e é mais orientado para clientes que procuram também a capacidade de revolucionar ciclos de produção “no dia”. Stephen Nigro, Head of Image and Printing da HP, revelou que a intenção da empresa é "expandir a impressão 3D da mera prototipagem para o fabrico". Acrescentou também que futuros modelos virão a ter a capacidade de manipular cerâmica e produzir itens multicoloridos.

Apesar de constituir ainda um nicho, a demanda para impressoras 3D encontra-se em constante crescimento. De acordo com a Gartner, foram vendidos em 2015 aproximadamente 245 mil modelos. A previsão é que o número cresça para 5.6 milhões em 2019, apesar da maior parte deste crescimento vir a ser constituído por modelos abaixo dos 2,500$ (2,200€).

 

 
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.