Fujitsu impulsiona indústria 4.0 com inteligência artificial

A empresa desenvolveu uma nova tecnologia que permite identificar potenciais defeitos de forma eficiente e confiável e resolver problemas complexos no processo de fabrico com o uso de Inteligência Artificial e Deep Learning

Fujitsu impulsiona indústria 4.0 com inteligência artificial

A Fujitsu desenvolveu uma nova tecnologia de inteligência artificial (IA) que melhora significativamente o controlo de qualidade e a detecção de defeitos no processo produtivo ao analisar e diagnosticar automaticamente, em poucos minutos, dados de exame ultrassónico de Testes Não Destrutivos (NDT), ajudando a identificar potenciais defeitos de forma mais rápida e mais eficiente do que os processos existentes. A solução da Fujitsu Laboratories of Europe usa uma nova estrutura IA que combina técnicas de processamento de imagens e de sinais com tecnologias de Deep Learning, para assim resolver problemas de qualidade de fabrico complexos.

A componente de Deep Learning desta nova estrutura de IA aproveita a capacidade sobre-humana das redes neurais profundas para processar dados de imagens para detectar padrões relevantes, tendo por base um conjunto único de tecnologias desenvolvidas pela Fujitsu Laboratories of Europe. Isto envolve converter desafios de análise de dados do mundo real num formato de análise de imagens, automatizando e acelerando a detecção de padrões relevantes em dados de exames de ultrassons NDT, que podem ser indicadores de defeitos de fabrico. Uma inspecção manual especializada pode assim ser rapidamente direccionada para potenciais defeitos, o que se traduz numa redução de 80 por cento na área do produto que exige a atenção de um técnico especializado. Fruto disso, o controlo de qualidade é consideravelmente melhorado e potenciais engarrafamentos no processo de produção são eliminados, com o potencial de aumentar a produção e fazer melhorias de eficiência significativas. Além disso, a solução da Fujitsu tem a capacidade de continuar a aprender após a implementação, permitindo melhorias de desempenho contínuas e um maior retorno sobre o investimento.

Adel Rouz, Vice-Presidente Executivo da Fujitsu Laboratories of Europe, explica o significado desta inovadora abordagem tecnológica: “Desenvolvemos um motor de Machine Learning genérico para detecção de padrões, usando um processo que torna qualquer problema de análise de dados brutos num problema que envolve o reconhecimento de padrões de imagens. Trabalhando com os fabricantes, podemos rapidamente afinar a solução para uma aplicação específica, graças à sua capacidade de aprender a partir de apenas alguns exemplos de treino. Isto minimiza significativamente a quantidade de dados anotados que precisamos que sejam disponibilizados por especialistas da área ligados ao fabricante, o que acelera todo o processo de configuração. Na Fujitsu Laboratories of Europe, estamos focados numa estratégia de co-criação para resolver problemas no processo produtivo em tempo recorde, usando a base de conhecimento da imensa competência da Fujitsu no sector industrial combinada com as nossas inovações de vanguarda em IA.”

A tecnologia da Fujitsu Laboratories of Europe já tinha sido implementada com sucesso numa série de aplicações, incluindo dados de série cronológica de sensores, consumo de energia, análise de preço de acções e fabrico inteligente. Numa aplicação, ela foi aplicada para melhorar a obtenção de modelos CAD 3D a partir de gigantescas bases de dados, ajudando a acelerar o design de produtos e a melhorar o Controlo de Qualidade. Noutro exemplo, a tecnologia foi aplicada a uma inovação social, detectando o comportamento dos condutores através de um discreto sensor de aceleração colocado no pulso. Comportamentos potencialmente perigosos, como comer e beber ou programar o navegador GPS ao mesmo tempo que conduziam, foram classificados com precisão, usando um novo método para converter os dados de série cronológica do acelerómetro em representações gráficas, que eram em seguida enviadas para uma rede neural.

A Fujitsu Laboratories of Europe é um Centro de Excelência da Fujitsu para a investigação avançada em Machine Learning e Deep Learning, como parte das soluções e serviços digitais que são desenvolvidos ao abrigo da Zinrai, a abordagem IA Centrada no Ser Humano da Fujitsu. As actividades da Fujitsu Laboratories of Europe incluem extensa colaboração e co-criação com os clientes Fujitsu e com organizações de investigação de toda a Europa, incluindo o Hospital Clínico San Carlos em Madrid (com a solução inteligente de cuidados de saúde HIKARI), a Universidade de Sevilha (análise de dados de aplicações na área do turismo), e o 5G Innovation Centre no Reino Unido.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 11 Dezembro 2017

IT INSIGHT Nº 11 Dezembro 2017

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!