Fujitsu aposta no controlo inteligente do vestuário para o setor da saúde

A Fujitsu desenvolveu em conjunto com a Sico um sistema de controlo inteligente do vestuário para a área da saúde que pretende melhorar não só o apoio aos profissionais como os cuidados de saúde prestados aos pacientes

Fujitsu aposta no controlo inteligente do vestuário para o setor da saúde

Denominada SicoLares, esta solução permite um rastreio têxtil baseado em novas etiquetas RFID, facultando, desta forma, toda a informação que as unidades de saúde necessitam para a tomada de decisões, tornando-a numa fonte de informação que, com base na gestão que o sistema possibilita, pode ser transmitida às equipas de gestão hospitalar.

Esta promete ser uma revolução no mundo têxtil RFID do setor dos cuidados de saúde. É a primeira vez que um sistema de rastreabilidade permite que os hospitais e outras instituições que prestam cuidados de saúde capacitem os profissionais de encontrarem a qualquer momento a roupa e os uniformes que necessitam, ao mesmo tempo que controlam e optimizam a sua gestão logística e financeira. Tudo isto pretende proporcionar também ao paciente um nível de cuidados de saúde superior e uma experiência o mais confortável possível.

Aquilo que se verifica é que o controlo das roupas e da lavandaria nos hospitais tem sido um problema significativo na gestão dos cuidados de saúde, que têm de lidar com projetos de gestão de lençóis e uniformes baseados no preço por kg da roupa suja. Este tipo de sistema não permite uma gestão eficiente das vestimentas, pois não existe controlo eficiente de incidentes, perdas, controlo de lavagem e, consequentemente, não há uma gestão eficiente do stock de roupa.

Numa era em que informação tem cada vez mais um papel crucial para o bom funcionamento de qualquer organização, a solução SicoLares é a ferramenta que vem responder a essas necessidades ao combinar a etiqueta com radiofrequência UHF com o equipamento de digitalização da Sico, podendo recolher toda a informação necessária para manter a total rastreabilidade das roupas na organização.

As etiquetas RFID podem ser integradas em quaisquer peças de roupa e suportam temperaturas até aos 200ºC e pressões de 60 bar. Sendo 100% não magnética, esta etiqueta pode ser utilizada em roupas sujeitas a diversos exames, inclusivamente ressonância magnética.

Conta com 531 bis de memória, suficientes para armazenar e partilhar informação crucial para a gestão de lavandaria, com aumentos de produtividades previstos de 20%.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.