Ericsson testa tecnologia 5G pela primeira vez em Portugal

Os testes iniciais de 5G foram realizados em parceria com a Altice e a Vodafone Portugal

Ericsson testa tecnologia 5G pela primeira vez em Portugal

Atualmente, a Ericsson detém memorandos de entendimento com 36 grandes operadores em todo o mundo, entre os quais se encontram a Altice Labs e o Grupo Vodafone, visando desenvolver um trabalho conjunto no 5G.

Com a disponibilização comercial desta tecnologia prevista para 2020, a investigação 5G da Ericsson está cada vez mais focada em colaborações com os operadores e parceiros da indústria, e na colocação de toda a investigação em prática com testes nas redes dos operadores, algo que vem permitir recolher mais informações para o desenvolvimento da tecnologia 5G.

“É com grande satisfação que realizamos as primeiras demonstrações da tecnologia 5G em Portugal, trazendo o futuro para o presente. Estamos fortemente empenhados em dar continuidade ao nosso trabalho em inovação, contribuindo para a constante modernização das comunicações móveis em Portugal, desde que liderámos a introdução dos sistemas GSM em 1992. Para tal, estamos a colaborar com os nossos clientes operadores em testes da nova tecnologia 5G, enquanto preparamos as redes atuais para uma transição suave para as comunicações de quinta geração”, refere Pedro Queirós, presidente, Ericsson Portugal.

O desenvolvimento do 5G está a ser promovido por novos cenários de utilização que irão influenciar não só os consumidores, mas também as indústrias. As novas aplicações e cenários de utilização para o 5G, incluem automóveis mais seguros e com condução automática, robôs controlados remotamente, drones com suporte para feedback tátil e acesso wireless fixos – que vai concorrer com a capacidade da fibra – no mercado residencial.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.