Ericsson quer enfrentar desafios do 5G e IoT com novas soluções “small cell”

A Ericsson apresenta três novas soluções de small cell escaláveis, criadas para promover a expansão do mercado das small cell e responder à crescente procura por uma melhor cobertura e capacidade, enquanto as redes estão a ser preparadas para o 5G e para as aplicações de IoT

Ericsson quer enfrentar desafios do 5G e IoT com novas soluções “small cell”

A solução Multi-Operator Dot oferece um conjunto de Radio Dots que podem ser partilhados entre vários operadores, com um operador a gerir o sistema e os restantes a fornecerem os sinais de frequência de rádio – num esquema semelhante a um sistema de antena distribuída ativa (DAS). Esta nova arquitetura permite que a transmissão possa ser efetuada por até quatro operadores, com uma única solução Dot, combinando os benefícios de multi-operador de uma solução DAS ativa com o desempenho, a agilidade e o design económico de um Radio Dot System.

A Multi-Dot Enclosure combina múltiplos Dots numa única estrutura. Esta estrutura tem um impacto mínimo na estética do edifício, é útil para implementações que envolvem múltiplos operadores e apresenta-se como uma opção de poupança em edifícios que cobram por cada box implementada. A Strand-Mount Unit para micro-rádios em espaços exteriores facilita a instalação dos rádios na grelha existente, ficando pendurada nos cabos aéreos coaxiais, de fibra ou elétricos. As implementações aéreas são críticas para o dimensionamento de small cells em espaços exteriores, e podem ser implementadas para um ou múltiplos operadores.

A nova Strand-Mount Unit da Ericsson pode suportar até quatro micro-rádios, permitindo que vários operadores utilizem o mesmo suporte para usufruírem de implementações mais económicas. A Strand-Mount Unit oferece uma cobertura exterior superior com pegada zero.

“Desenvolvemos modelos de small cell escaláveis para endereçarmos as atuais exigências dos nossos clientes, enquanto se preparam para os requisitos que serão impostos pelo 5G e pela IoT”, refere Nishant Batra, diretor da Product Area Network Infrastructure na Ericsson. “Com as soluções Multi-Operator Dot e Multi-Dot Enclosure, os nossos clientes podem melhorar a experiência de utilização dentro dos edifícios, com uma excelente conectividade quer para os smartphones como para os dispositivos IoT. A Strand-Mount Unit para micro-rádios em espaços exteriores facilita as implementações mais densas que são necessárias para o 5G, permitindo aos operadores a implementação de small cells em áreas onde anteriormente não era possível”.

O Multi-Operator Dot e o Multi-Dot Enclosure vão permitir que os fornecedores de serviços ofereçam aos seus clientes uma solução multi-operador que pretende aumentar a cobertura e a capacidade em ambientes interiores, com recurso a uma colaboração direta LTE/5G.

“A indústria móvel está a sofrer uma evolução na forma como usamos os nossos dispositivos, nos métodos que usamos para desenhar as redes para as próximas tecnologias 5G, e na maneira como implementamos as small cells. As soluções para múltiplos operadores serão críticas para a expansão do mercado de small cells e para o leque de implementações possíveis. As novas soluções de small cells da Ericsson endereçam estas mudanças da indústria para permitirem aos operadores a oferta do nível de cobertura e da capacidade necessários para distintos ambientes”, comenta Mark Lowenstein, diretor-geral da Mobile Ecosystem.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.