Empresas comprometidas com a transformação digital, segundo estudo da Fujitsu

A conclusão é de um estudo realizado pela Fujitsu, que verificou que 89% dos líderes empresariais confirmam o empenho da sua empresa em levar a cabo iniciativas de transformação digital

Empresas comprometidas com a transformação digital, segundo estudo da Fujitsu

A Sondagem Global sobre Transformação Digital conduzida pela Fujitsu inquiriu mais de 1500 líderes empresariais de 15 países, e concluiu que a grande maioria das empresas estão a recorrer a tecnologias como a inteligência artificial e a IoT para levarem a cabo iniciativas de transformação digital. Muitas já estão na fase de implementação, proporcionando resultados tangíveis. Cerca de 34% desses projetos já produziram resultados de negócio como um aumento das receitas ou uma melhoria das relações com os clientes.

Olhando para as iniciativas de transformação digital, o Marketing é a principal área funcional (38%), seguido pelo Estilo de Trabalho (35%), e a Operação e Manutenção (30%). Em termos de iniciativas de setores específicos, as principais áreas de transformação digital são Banca e Seguros (51%) e os Cuidados de Saúde (51%), seguidos da Manufatura.

Os inquiridos na sondagem da Fujitsu referem o aumento das receitas (46%), melhoria das relações com os clientes (44%), e o fortalecimento da competitividade dos produtos (36%), como os principais contributos da transformação digital para o crescimento do negócio.

De acordo com os resultados da sondagem, os fatores importantes para o sucesso das transformações digitais são ter pessoal talentoso com as capacidades certas (19%), uma liderança forte (18%) e processos e organizações ágeis (17%). Além disso, o estudo também revelou que, para efetuar uma transformação digital bem-sucedida, é necessário co-criar com parceiros tecnológicos que tenham capacidade tecnológica, compreensão do negócio e estejam alinhados com a visão e a estratégia.

De acordo com a Fujitsu, os líderes empresariais têm elevadas expetativas relativamente à inteligência artificial, com 77% deles a encararem-na como uma oportunidade. A maioria também concorda que a IA irá melhorar as capacidades das pessoas no futuro.

Os líderes empresariais responderam que as capacidades mais importantes de que as pessoas precisam para se capacitarem na era digital são um conhecimento profissional das tecnologias digitais (18%) e criatividade e imaginação (17%), entre outras. Os resultados também indicam que, para implementar com sucesso iniciativas de transformação digital, é importante fomentar o desenvolvimento de talento digital, ou adquirir esse talento.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.