Embarcações do Douro monitorizadas em tempo real

A partir de 2017, todas as embarcações que atravessem o rio Douro serão geridas e acompanhadas em tempo real pelo RIS- River Information Services

Embarcações do Douro monitorizadas em tempo real

Os serviços de monitorização serão prestados com base num conjunto de sistemas de gestão de tráfego e de apoio à navegação, que se encontram em fase de testes e de formação interna e que vão colocar o Douro ao nível das melhores vias fluviais da Europa.

Com o RIS, será possível conhecer em tempo real o uso da via como um todo e das embarcações individualemente, melhorando assim a segurança na navegação e auxiliando de forma eficaz a tomada de decisões. Além disso, o RIS otimiza a gestão dos recursos da cadeia de transporte fluvial, através do intercâmbio de informação entre embarcações, eclusas, terminais e portos. Este serviço permite ainda otimizar o uso da infraestrutura através da obtenção de uma visão de médio e longo prazo da via, essencial para o planeamento das operações dos utilizadores do Douro.

Para além de procurar contribuir para a segurança da navegação e de promover a competitividade da via, os serviços RIS têm ainda como objetivos proteger o meio ambiente e apoiar as autoridades em situação de calamidade, mantendo um registo permanente da situação da via, dos recursos disponíveis, da sua localização e facilitando a sua ativação e conjugação em caso de emergência.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.