De 2017 em diante: o futuro da robótica

Da regulamentação aos serviços, a IDC partilha o seu Top 10 de previsões que prometem oferecer oportunidades e desafios para as organizações a nível global.

De 2017 em diante: o futuro da robótica

Que futuro aguarda a robótica? Não é uma previsão fácil, considerando a celeridade da inovação, não só na própria área mas também em áreas inerentes como o machine learning e a inteligência artificial. Mas uma coisa é certa: os robôs vão assumir um papel cada vez mais importante nos negócios, e na vida em geral.

O programa Manufacturing Insights Worldwide Commercial Robotics da empresa de pesquisa IDC revelou recentemente o seu Top 10 de previsões para a robótica a nível global, de 2017 em diante. A lista inclui algumas previsões interessantes e, se estas se concretizarem, terão sem dúvida um impacto significativo nos negócios e na sociedade.

“Desenvolvimentos tecnológicos em inteligência artificial, visão computacional, navegação, sensores MEMS, e dispositivos semicondutores continuam a potenciar a inovação na capacidade, performance, autonomia, facilidade de uso, e viabilidade económica de robôs industriais e de serviço", afirma Jing Bing Zhang, research director of Worldwide Robotics no setor Ásia-Pacífico da IDC.

 “A robótica continuará a potenciar a inovação, causando disrupção e mudando o paradigma de operação de negócios em muitas indústrias”, refere Zhang, acrescentando que a IDC encoraja as empresas a “aceitar e tirar proveito da forma como a robótica pode aumentar a sua vantagem competitiva ao aumentar a qualidade, produtividade e agilidade operacionais, e optimizar a experiência de todos os stakeholders”.

Zhang partilhou as principais previsões e tendências que prometem constituir oportunidades e desafios para as organizações de 2017 em diante:

  1. Robô como serviço: Em 2019, 30% das aplicações comerciais da robótica serão sob a forma de um modelo de negócio robot-as-a-service (RaaS). Isto irá ajudar a cortar as despesas de implementação em robótica.
  2.  A ascenção do Chief Robotics Officer: Em 2019, 30% das organizações líderes irão implementar o posto de Chief Robotics Officer e/ou definir uma função relativa à robótica dentro do negócio.
  3. Um cenário competitivo em crescimento: Em 2020, as organizações terão à sua disposição um maior número de fornecedores com a entrada de novos participantes num mercado valorizado em 80 mil milhões de dólares de ITC para suporte à implementação de robótica.
  4. Uma eventual escassez de talentos na robótica: Em 2020, o crescimento na robótica irá acelerar a corrida aos talentos, deixando vagos 35% dos empregos relacionados com a robótica, enquanto o respetivo salário médio aumentará no mínimo 60%.
  5. A robótica será sujeita a regulamentação: Em 2019, entidades governamentais irão começar a implementar regulações especificas à robótica de forma a preservar postos de trabalho e abordar preocupações relativas à segurança e privacidade.
  6. Predominância de robôs definidos por software: Em 2020, 60% dos robôs dependerão de software com base na cloud para a definição das suas funções, capacidades cognitivas e programas de aplicação, levando à formação de um mercado de cloud para robótica.
  7. Robôs mais colaborativos. EM 2018, 30% dos novos casos de implementação será de robôs inteligentes e colaborativos que operam três vezes mais rapidamente que os robôs atuais e trabalham com segurança juntamente com humanos.
  8. A chegada da Intelligent RoboNet: Em 2020, 40% dos robôs comerciais estarão conetados a uma rede de inteligência partilhada, resultando num aumento geral de 200% em eficiência operacional robótica.
  9. Mais robôs fora das fábricas: EM 2019, 35% das organizações líderes em logística, saúde, utilities e recursos deverão comeãt a explorar a utilização de robôs para automatizar operações
  10. Robótica para e-commerce: Em 2018, 45% das 200 companhias-líder de e-commerce e omni-channel commerce implementarão sistemas robóticos em operações de armazenamento e entrega de encomendas.

 

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 6 Março 2017

IT INSIGHT Nº 6 Março 2017

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!