Cisco introduz tecnologia colaborativa na Faculdade de Medicina

A parceria entre a Cisco e a Janssen Portugal, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, permitirá criar quatro salas equipadas com tecnologia na área da telepresença em várias universidades portuguesas

Cisco introduz tecnologia colaborativa na Faculdade de Medicina

As universidades que terão a oportunidade de beneficiar da tecnologia da Cisco serão as Faculdades de Medicina das Universidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Açores, ligadas agora em rede entre si e à escala internacional a outros investigadores.

O investimento a cinco anos foi efetuado num modelo Telepresence as a Service (TPaaS) e pretende não só colocar a tecnologia ao serviço da ciência e da medicina, mas criar também uma rede científica que aporte valor à educação médica nacional e internacional. Estas são as primeiras faculdades a ter acesso a este projeto, que inclui ainda o desenvolvimento de um programa de Educação Científica com sessões mensais de ligação a centros científicos situados nos EUA e na Europa.

“A Cisco tem procurado sempre reforçar o compromisso com soluções inovadoras que reduzem complexidade e proporcionam a melhor experiência. Poder oferecer à Janssen o melhor do mercado de colaboração empresarial, garantindo experiências simples, produtivas e inovadoras é um excelente desafio. Acima de tudo, estamos muito satisfeitos por poder ajudar as universidades portuguesas a aproximar-se da comunidade científica mundial e aumentar a sua visibilidade junto de possíveis parceiros”, afirma Sofia Tenreiro, diretora-geral da Cisco Portugal.

Universidades equipadas com o Cisco TelePresence ICX500

As salas equipadas com o Cisco TelePresence ICX500 terão acesso a três ecrãs Full HD de 70 polegadas, que combinam áudio e vídeo para uma experiência de colaboração imersiva para cerca de 25 pessoas sentadas, com o objetivo de as fazer sentir como se estivessem no mesmo espaço.

A sua combinação de quatro câmaras 4K procura captar toda a sala em imagens de UHD e, deste modo, fomentar uma suave transição entre planos, além de ajustar digitalmente as imagens que se partilham. Podem ainda ser projectadas diferentes apresentações em qualquer dos três ecrãs em simultâneo.

A gama IX5000 complementa-se com outras funcionalidades, como a conexão com portátil através de WiFi devido à integração da WebEx com os sistemas de Telepresença. Em caso de não utilizar a WebEx para Telepresença, o sistema conta com um adaptador de vídeo universal que oferece conexões para qualquer dispositivo Mac ou PC e se oculta quando necessário.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.