CIONET distingue CIOs portugueses que mais se destacaram em 2017

Ana Neves, da FCT, na categoria de Government, António Pereira, da Primavera BSS, na categoria PMEs, e Benedetto Conversano, da Jerónimo Martins, na categoria de Corporate, foram os grandes vencedores do prémio, atribuído no CIODAY’18

CIONET distingue CIOs portugueses que mais se destacaram em 2017

O júri do concurso anual entregou esta terça-feira os prémios para os CIO portugueses que mais se destacaram ao longo do último ano. Este prémio tem como objetivo distinguir, reconhecer e galardoar os melhores CIO portugueses que utilizam as TIC para ter um maior sucesso dentro das organizações que representam. Composto por Daniel Traça, Dean da Nova SBE, Ramon O’Callaghan, Dean da Porto Business School, Jorge Jordão, diretor de Relações Institucionais da Jerónimo Martins, Paulo Nunes, CIO da EMEL, e Rui Serapicos, managing partner da CIONET Portugal, o júri avaliou as competências específicas e os resultados alcançados no último ano por todos os candidatos.

A CIO do Ano na categoria de Government, Ana Neves, é diretora de Sociedade de Informação da Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT), e responsável pela coordenação e mobilização das políticas públicas no domínio da Sociedade da Informação/Digital em Portugal/Governação da Internet, desde 2012. Anteriormente, foi responsável pelas Relações Internacionais da Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e, entre 2002 e 2008, foi a primeira Conselheira de Ciência e Sociedade da Informação na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas.

“É uma satisfação enorme receber este prémio porque trabalhar no Estado nesta área não é nada fácil. Isto é um trabalho de muitos anos e ser reconhecida agora… a pessoa pensa ‘valeu a pena’”, começou por dizer Ana Neves. “Claro que não fiz isto sozinha, muito pelo contrário. Tive que motivar uma equipa durante estes anos todos, temos estratégias muito interessantes para mudar o país e, portanto, este é um reconhecimento que me deixa extremamente feliz e acho que a minha equipa também vai gostar muito porque isto é para mim e é para eles”.

António Pereira foi o vencedor na categoria PMEs e é IT Head Manager na Primavera BSS desde 1999, sendo responsável pela TI e por todos os sistemas informáticos que apoiam as empresas do grupo e é, também, um contribuidor chave na formulação de objetivos estratégicos da empresa. António Pereira iniciou a sua atividade profissional na Universidade do Minho no desenvolvimento de software e na administração de sistemas para projetos de eLearning. No início de 2017, António Pereira foi nomeado Encarregado da Proteção de Dados (DPO) e tem conduzido o projeto de conformidade com o RGPD na Primavera BSS. “É um prémio importante, mas acima de tudo para a equipa. Este não é um trabalho individual; é fruto de uma equipa de luxo, de uma administração que apoia financeiramente todos os projetos, todas as ideias que são propostas e acima de tudo de uma empresa que é inovadora nas suas práticas e nos seus processos”, referiu António Pereira.

Por fim, o CIO do Ano na categoria Corporate é o CIO da Jerónimo Martins, Benedetto Conversano. Está na empresa portuguesa desde 2015 e é, também, Motivational Speaker na London Speaker Bureau. Antes de entrar para a Jerónimo Martins, teve várias posições no Ikea e na Procter & Gamble. “Quando aceitei este trabalho, há três anos, os comentários que recebi da minha rede e dos meus conselheiros era de que aceitar um trabalho em tecnologia num retalhista de alimentação era verdadeiramente o lugar errado para estar”, explicou Benedetto Conversano. “Para mim, este prémio, que, claro, é para mim e em especial para a minha equipa, é para mostrar que no mundo atual a disrupção acontece em qualquer lugar; não é onde estás que faz diferença, mas a tua atitude para atingir os objetivos”.

Ana Neves, António Pereira e Benedetto Conversano vão agora representar Portugal na nomeação dos European CIO of the Year.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.