Chatbots prometem revolucionar o atendimento ao cliente

Ao conseguirem estabelecer comunicações com humanos e responder em tempo real, de forma personalizada, os chatbots prometem revolucionar o atendimento ao cliente e tornar-se numa das principais tendências já a partir deste ano

Chatbots prometem revolucionar o atendimento ao cliente

O grupo E.Life, empresa focada na Inteligência de Mercado e Gestão do relacionamento nas redes sociais, debateu as potencialidades destes assistentes de apoio ao cliente virtuais numa conferência denominada “Chatbots: A sua empresa está preparada?”. O evento colocou em destaque os desafios do atendimento automático inteligente que, de acordo com Jairson Vitorino, CTO do grupo E.Life, deve passar a ser, de imediato, implementado pelas marcas.

Os chatbots são apontados pelo grupo E.Life como uma estratégia fundamental para que as marcas consigam estar à altura das exigências do consumidor, elevando a própria relação entre a marca e o consumidor a outro nível.

Estes responsáveis de atendimento virtuais são programas que conseguem entender as solicitações dos humanos e responder em tempo real e, por serem personalizáveis, oferecem inúmeras aplicações. O facto de estarem disponíveis 24 horas por dia, todos os dias, a maior proximidade com o público, os menores custos e a espontaneidade na aquisição de dados são apenas algumas das vantagens da utilização desta ferramenta. A capacidade dos bots entenderem e de conseguirem processar padrões de comportamento humano é, de facto, enorme, o que permite otimizar produtos, serviços e mesmo a comunicação.

Durante o ano de 2016, a E.Life foi responsável pelo desenvolvimento de 40 protótipos de chatbots para empresas. No entanto, a empresa alerta para o facto de não ser suficiente criar simplemente o bot. Depois de ser disponibilizado online, deve existir um processo de aperfeiçoamento, através da adição de novas respostas, termos ou perguntas, de forma a incrementar a inteligência do robô e, consequentemente, garantir a eficiência do serviço. Como foi verificado, numa análise à performance de um bot durante uma semana, a conversação foi estimulada, o que permitiu que o cliente descobrisse detalhes importantes sobre a marca que o podem influenciar na sua tomada de decisão.

Esta realidade demonstra que o conversational marketing, potenciado através dos chatbots, se apresenta como uma das tendências de comunicação digital para 2017 e que deve, por isso, ser uma das apostas basilares das marcas que desejam satisfazer as necessidades do seu público, incrementar as vendas e não perder a oportunidade de fidelizar o consumidor no exato momento de tomada de decisão ou no momento de procura de uma determinada informação.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.