CES 2018: Cisco e Hyundai estão a desenvolver de carro hiperconectado

Durante o CES 2018, a Cisco anunciou uma parceria com a Hyundai Motor para o desenvolvimento do veículo do futuro – um carro hiperconectado. A Hyundai incluirá este veículo na sua gama de automóveis premium, a partir de 2019

CES 2018: Cisco e Hyundai estão a desenvolver de carro hiperconectado

Em 2016, a Cisco e a Hyundai tinham já revelado a intenção de trabalharem em conjunto no desenvolvimento de um automóvel com novas abordagens de comunicação. Através desta cooperação, as tecnológicas propuseram-se a dotar este automóvel de uma plataforma mais segura e flexível que traz soluções inteligentes melhorando a experiência em viagem. Através da combinação única dos conhecimentos sobre rede e setor automóvel, as duas empresas pretendem acelerar o passo da tecnologia e, em conjunto, alcançar um feito disruptivo na indústria automóvel.

“Esta parceria vem, mais uma vez, reforçar o potencial da Inteligência Artificial, que tanto se falou no fim do ano passado, no âmbito da presença de Kevin Bandy em Portugal. Ao trabalharmos com a Hyundai no desenvolvimento de um carro hiperconectado reiteramos o pioneirismo e inovação que tanto valorizamos na criação de melhores e mais seguras experiências”, revela Sofia Tenreiro, diretora-geral da Cisco.

Os fabricantes querem, assim, trazer para o mercado um automóvel do futuro, através de uma plataforma que irá trazer a inovação para dentro do veículo. Configurável, esta tecnologia pretende minimizar o tempo necessário para trazer novas competências para o mercado automóvel, afirmando-se como segura. Ao recorrer a uma arquitetura de Software Definido para Veículos (Software Defined Vehicle - SDV), a plataforma pretende oferecer segurança integrada e multinível, bem como a capacidade de incluir sensores a todos os extremos da rede. Ao disponibilizar serviços de IP e Ethernet, todos os dispositivos conectados farão parte de uma rede que, em juntamente com o veículo permitirão uma sinergia entre diferentes dispositivos e serviços.

O lançamento desta plataforma marca o início da construção do novo futuro para ambos os fabricantes. Esta colaboração propõe integrar os data centers da Hyundai, garantindo acesso à informação em tempo real. Ao conectar os carros com as infraestruturas das cidades, conferindo-lhes a capacidade de comunicar, por exemplo, com estruturas de iluminação, ou parquímetros, a Cisco e a Hyundai reforçam o seu empenho na criação das plataformas, veículos e serviços do futuro.

“A colaboração contínua do Grupo Hyundai Motor com tecnológicas de topo é uma oportunidade para explorar o nosso espírito inovador. Deste modo preparamo-nos para liderar o setor da mobilidade que enfrenta, agora, uma revolução sem precedentes. A nossa parceria com a Cisco é um exemplo brilhante do nosso compromisso, e em 2019 revelaremos o primeiro veículo equipado com tecnologias de ponta de hiperconectividade automóvel, desenvolvido pelas duas empresas”, afirma Seung-ho Hwang, vice-presidente e diretor do departamento de Inteligência Auto da Hyundai Motor.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.