Blockchain deverá acelerar inovação do setor financeiro

O blockchain começou a ganhar destaque e visibilidade durante o ano passado e, de acordo com a CIONET, veio para ficar

Blockchain deverá acelerar inovação do setor financeiro

As tecnologias blockchain estão a ser exploradas e desenvolvidas a uma grande velocidade, apresentando níveis de adoção cada vez mais impactantes, as quais prometem revolucionar os processos de negócio no setor financeiro, nomeadamente banca de retalho, de investimento e mercados de capitais. Estas tecnologias estão a migrar progressivamente do seio de startups Fintech para as instituições financeiras tradicionais, o que brevemente causará alterações de fundo no contexto competitivo setor.

A migração deste hype das startups para o mercado financeiro já está em curso, e acontece em várias frentes, e em linha com as seguintes tendências/preocupações.

Blockchain Apps

De acordo com a CIONET, a utilização massificada destas apps irá transformar toda a lógica de processos de negócio no sector financeiro. As “proofs of concept” que as instituições bancárias têm vindo a testar com parceiros estão cada vez mais perto de se tornarem reais e massificadas, sendo utilizadas nos serviços financeiros que os bancos tipicamente prestam como pagamentos internacionais, liquidações comerciais, entre outras afins.

Bitcoin

Esta criptomoeda, usa um sistema totalmente descentralizado, ou seja, Peer to Peer (P2P) o que torna todo o sistema “autorregulado”. É ironicamente “autorregulado”, justamente por não haver regulamentação formal da criptomoeda, a qual já é utilizada como meio de pagamento em vários estabelecimentos, como por exemplo hotéis.

Regulamentação e Segurança

Apesar de ainda continuar a funcionar como travão para os use cases atuais (tanto em blockchain como em bitcoin), as instituições financeiras que queiram implementar aplicações baseadas em cadeias de bloqueio irão exercer cada vez mais pressão sobre as entidades reguladoras, indica a CIONET. Estas tecnologias foram pensadas com o objetivo de aumentar a transparências dos processos financeiros e bancários, contudo, com o aumento da transparência surgem questões de segurança e privacidade de dados altamente complexas – um tradeoff  com soluções complexas quer ao nível tecnológico quer ao nível legal.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.