App de realidade aumentada que promove património cultural galardoada

A app Visitar, desenvolvida de Stratups da IT People Innovation, que promove o património cultural e histórico português através da Realidade Aumentada, foi a vencedora do Concurso de Inovação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

App de realidade aumentada que promove património cultural galardoada

O Santa Casa Challenge, um evento que procura encontrar as melhores soluções tecnológicas para as quatro áreas de intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa: Saúde, Ação Social, Cultura e Património e Economia Social - de modo a estimular a inovação social digital e o empreendedorismo social.

Com o objetivo de criar uma maior ligação entre as pessoas e o património, a Visitar utiliza a Realidade Aumentada para acrescentar elementos virtuais à realidade, fazendo com que o património ganhe vida, numa experiência acessível através de um dispositivo móvel. Com a app, desenvolvida pela incubadora de startups da IT People Innovation, é possível interagir com hologramas ao longo do percurso de um museu ou exposição, explorar artefactos com imagens e modelos 3D, aceder a conteúdos exclusivos a partir de uma pintura, ou até mesmo ganhar visão Raio X e descobrir o interior dos elementos em exposição ou de um monumento.

Depois de ser sido eleita como um dos três projetos finalistas do Santa Casa Challenge na área de Cultura e Património, a empresa fez o seu Pitch final, que lhe valeu o prémio de 5 mil euros e um Alpha Pack para o Web Summit 2017, no valor de 1.950€.

A app Visitar foi desenvolvida através da Tandem Innovation, uma spin off da IT People Innovation, que investe e dá apoio a empreendedores na área da Realidade Aumentada para desenvolverem os seus negócios ao mesmo tempo que usufruem do aconselhamento e expertise da empresa.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 11 Dezembro 2017

IT INSIGHT Nº 11 Dezembro 2017

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!