62% das empresas da indústria estão a implementar robótica

O novo estudo "Oracle Cloud: Opening up the Road to Industry 4.0" revela que desde robótica até à inteligência artificial, as empresas encaram a cloud como um alicerce no qual podem assentar o desenvolvimento das estratégias de inovação

62% das empresas da indústria estão a implementar robótica

O "Oracle Cloud: Opening up the Road to Industry 4.0" focou-se em analisar a forma como as empresas na EMEA estão a gerir a transição para a Indústria 4.0 e identifica quais as tecnologias em que estão a investir para serem bem sucedidas na Era do Dados

Junto das empresas, a Oracle conseguiu concluir que 62% já implementaram, ou estão a considerar implementar, soluções tecnológicas de robotização e que 60% já estão a trabalhar com Inteligência Artificial ou planeia vir a fazê-lo.

A maioria das empresas também reconhece que é necessária uma infraestrutura cloud para ativar estas tecnologias - 60% acreditam que uma plataforma empresarial na nuvem oferecer a oportunidade de que as empresas necessitam para poderem usufruir dos benefícios advindos da utilização da robótica e da inteligência artificial.

Ainda que apenas 8% tenha atualmente implementado um único modelo integrado de cloud a funcionar com as aplicações legadas e as novas plataformas, 36% dos inquiridos revelou que este ano já está a proceder à sua implementação e 40% espera fazê-lo já em 2017. Só 5% é que não têm planos para fazer esta transição.

“Apesar da incerteza que se vive a nível económico, as empresas compreenderam que a rapidez é a primeira, a maior e a mais valiosa vantagem competitiva no mercado dos nossos dias. As empresas mais bem-sucedidas do mundo, entre as quais se contam a Uber e a Airbnb, nasceram no pico da crise financeira mundial. O que apenas confirma que as oportunidades existem sempre", comenta Pascal Giraud, Senior director IaaS Foundation & Cloud Platform Oracle EMEA. "No dealbar da Indústria 4.0 estamos a assistir a dois fenómenos: por um lado, as empresas estão a enveredar por um caminho de inovação rápida ou lenta; e, por outro lado, a evolução das infraestruturas de cloud permitiu que as empresas tenham ao seu alcance a possibilidade de ultrapassarem a concorrência, de forma mais barata e mais fácil".

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.