Aliança Portuguesa de Blockchain quer tornar blockchain uma realidade no tecido empresarial portguês

Com o objetivo de dotar o tecido empresarial português de conhecimentos sobre blockchain e tornar as suas tecnologias cada vez mais numa realidade, a CIONET criou a Aliança Portuguesa de Blockchain, um ecossistema que reúne empresas, academia e entidades governamentais

Aliança Portuguesa de Blockchain quer tornar blockchain uma realidade no tecido empresarial portguês

Numa conferência de imprensa, realizada no Salão Nobre do IAPMEI, a CIONET Portugal e o IAPMEI deram a conhecer esta Aliança Portuguesa de Blockchain que também inclui entidades como Abreu Advogados, AICEP, AMA, Associação Portuguesa de Seguradores, BCSD, Católica Lisbon School of Business & Economics, EMEL, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Fidelidade, IBM, ISEG- Lisbon School of Economics & Management, Instituto Superior Técnico, IP Telecom, Porto Business School, REN, Universidade Lusófona e Vodafone.

Esta coligação de empresas tem como principal missão sensibilizar as organizações portuguesas para a tecnologia de blockchain, que já passou de tendência a uma verdadeira alteração de paradigma. A Aliança levará a cabo várias ações de sensibilização e informação para a tecnologia, tais como um portal com sandboxes, onde será possível experimentar e desenvolver soluções baseadas em blockchain. Estudantes, startups e empresas vão ter ainda oportunidade de participar nos Challenges propostos, que procuram responder a desafios de negócio reais de diversos setores, e assistir aos roadshows académico e empresarial que irão passar por instituições de ensino superior e associações de empresas. Deste modo, será promovido o conhecimento sobre blockchain, mas também os Challenges lançados pela Aliança.

“O Blockchain promete ser a tecnologia do futuro e é de esperar que cada vez mais setores adotem este paradigma. Vemos que cada vez mais empresas portuguesas estão a apostar nesta tecnologia e sabemos que há muitas outras que o querem fazer, mas que não sabem exatamente o que devem fazer. Esta Aliança, que junta entidades notáveis de várias áreas de negócio, pretende responder a esse desafio e dotar o tecido empresarial português das capacidades necessárias para adotar a tecnologia blockchain”, afirma Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal.

Os Challenges são desafios criativos e tecnológicos com base em blockchain e orientado para vários setores económicos que poderão dar resposta a uma ou mais necessidades identificadas por parte de vários setores. Tendo em consideração o enorme potencial transformador trazido pela tecnologia blockchain, toda a economia pode ser impactada pela facilitação de pagamentos transfronteiriços, a gestão da identificação online, a criação de programas de fidelização de clientes, a utilização de smart contracts, a prevenção de fraudes, a facilitação do processamento de registos médicos, entre muitas outras possíveis aplicações.

Na apresentação da Açliança, a Abreu Advogados, Católica Lisbon School of Business & Economics, Fidelidade, e REN estiveram presentes e demonstraram o contributo que estão a dar para a Aliança, através dos seus challenges.

“A Abreu Advogados aceitou com entusiamo associar-se à Aliança Portuguesa de Blockchain na promoção de soluções nacionais inovadoras baseadas na tecnologia Blockchain. As alterações de processos de negócio decorrentes de soluções baseadas em Blockchain pressupõem e requerem o envolvimento combinado de respostas legais inovadoras de natureza contratual e/ou regulatória. Devidamente enquadrado na Aliança Blockchain, o desafio Abreu Advogados Smart Contract Challenge, a realizar em parceria com a CIONET, promoverá a avaliação, mentoring e seleção de projetos inovadores baseados em Blockchain”, afirma Armando Martins Ferreira, sócio da Abreu Advogados.

O roadshow tem como principal objetivo dotar todos os interessados de conhecimentos sobre blockchain para que possam conhecer os benefícios deste paradigma emergente. Novas formas de trabalhar com esta tecnologia ou mesmo implementar ou desenvolver soluções para aumentarem a competitividade do seu negócio são alguns dos objetivos que a Aliança pretende responder através desta iniciativa.

As sessões dos Roadshows, que vão estar disponíveis em diversos locais do país, pretendem abranger o tecido empresarial português e os estudantes do ensino superior. Deste modo, os atuais e futuros líderes empresariais podem preparar-se e especializar-se em blockchain, uma tecnologia que vai muito além do que foi inicialmente pensado e que abre um novo mundo de possibilidades nos negócios.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.