Web Summit 2017: “Todas as guerras começarão como ciberguerras"

Jared Cohen, CEO da Jigsaw, na Alphabet, casa mãe da Google, falou num mundo híbrido, onde às estratégias militares físicas se juntam agora as digitais, mais difíceis de travar

Web Summit 2017: “Todas as guerras começarão como ciberguerras"

Estamos a mover-nos para uma era de tecnologia ubíqua, mas há sinais vermelhos.   

“Em 2020 vamos ter mais smart devices a circular do que toda a população do mundo”, disse o CEO da Jigsaw, incubadora de inovação da Alphabet, Jared Cohen, no palco principal da Web Summit.

É cada vez mais difícil para os governos perceber como se sentem os cidadãos, porque temos hoje diversas identidades digitais, o que dificulta a tarefa dos governos.

Conclusão: “As revoluções são mais fáceis de iniciar e mais difíceis de travar”, referiu. Hoje as nações mais poderosas não o são somente pelo poder físico, mas também pelo digital, o que significa que países como a Coreia do Norte e o Irão conseguem impor-se como ameaças. Neste mundo híbrido os países têm duas politicas externas: uma para mundo físico e outra para o digital, “nem sempre consistentes”, disse, com a relação digital a ser, por norma, mais tensa.

Cohen enumerou as táticas a que os governos recorrem, neste novo contexto: fake news, o equivalente à propaganda; patriotic trolling, ou o financiamento do cyberbulling; e paramilitares digitais, contas fictícias criadas pelos governos para monitorizar conversas e interagir com os cidadãos sem que eles saibam com quem estão a falar.

Jared Cohen disse ainda que “não existem regras neste mundo híbrido”, onde a dissuasão é praticamente inexistente. Apesar de “não existir uma grande panaceia”, advertiu, existe sim a possibilidade dos Estados e das organizações privadas apostarem em estratégias de ciber higiene como forma de melhor proteger os cidadãos. A própria Google está a fazê-lo, recorrendo a analytics para avaliar as pequisas que envolvem o Estado Islâmico e o seu conteúdo de propaganda, com o objetivo de dissuadir eventuais alistamentos. Porque, como referiu, “a toxicidade online antecede a violência”. 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.