UMinho recebe centro de supercomputação no âmbito de projeto internacional

O memorando de entendimento para a instalação do Centro de Computação Avançada do Minho e da AIR Center Data Intelligence Network é assinado este sábado, dia 25, na Universidade do Minho

UMinho recebe centro de supercomputação no âmbito de projeto internacional

O AIR Center - Centro de Investigação Internacional do Atlântico é uma nova organização liderada por Portugal, que quer formar uma rede de instituições de ciência, tecnologia e inovação para promover uma abordagem integradora do conhecimento sobre observação da Terra, mudanças climáticas, mar profundo e análise de dados. O memorando para a instalação da sede da entidade nos Açores foi formalizado na segunda-feira, em Florianópolis, Brasil, na presença do ministro Manuel Heitor, do reitor António M. Cunha e de ministros e representantes de outros países fundadores, como Angola, Argentina, Cabo Verde, Colômbia, EUA, Espanha, Índia e Nigéria. A UMinho vai alojar o MAAC e a AIR Center Data Intelligence Network no âmbito deste projeto.

O memorando de entendimento para a instalação do Centro de Computação Avançada do Minho (MAAC) e da AIR Center Data Intelligence Network é assinado este sábado, dia 25, na Universidade do Minho. A cerimónia decorre das 11h00 às 12h30, no lounge da Biblioteca Geral, no Campus de Gualtar, em Braga. O protocolo envolve a UMinho, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Universidade do Texas em Austin, nos EUA.

As boas-vindas da sessão e a contextualização sobre o MAAC cabem ao reitor cessante e ao reitor eleito da UMinho, respetivamente António M. Cunha e Rui Vieira de Castro, bem como ao presidente da FCT, Paulo Ferrão. Seguem-se as intervenções com exemplos de utilização do MACC, a cargo de Ramiro Neves (Instituto Superior Técnico), Tiago Rebelo (Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel), António Onofre (UMinho) e Maria João Rodrigues (Universidade do Porto).

A assinatura do memorando está prevista para as 11h50, por Paulo Ferrão e António M. Cunha. Às 12h00 é a vez do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Fernando Feire de Sousa, falarem sobre as perspetivas nacionais e regionais relacionadas com este projeto.

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.