Startups unidas por uma Lisboa mais inteligente e conetada

O Start Open lisboa chegou ao fim, no passado dia 28 de outubro, após ter reunido oito startups que se juntaram por uma capital mais inteligente, eficiente e conetada

Startups unidas por uma Lisboa mais inteligente e conetada

O Smart Open Lisboa é um programa que pretende melhorar a cidade de Lisboa através da utilização de Dados Abertos (Open Data) para o desenvolvimento de soluções que resolvam os problemas do dia-a-dia dos cidadãos. O programa é apoiado pela Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Portugal, Portugal Telecom, Cisco, e StartUp Lisboa, e coordenado pela Beta-i. Vai reunir informação de entidades tão diversas como a EMEL, Carris, Transtejo, EPAL, Ministério do Ambiente, ou Porto de Lisboa, por exemplo.

Após a fase de experimentação, as startups colocaram em prática as suas ideias e apresentaram os resultados obtidos em ambiente real naquele que foi o “Demo Day”. O espaço de intervenção cobriu toda a cidade de Lisboa, e as equipas testaram as suas soluções na Praça do Município, hotéis, piscinas, nas Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal e na própria Câmara Municipal de Lisboa (CML).

As oito startups finalistas, que vão agora entrar no mercado e procurar parceiros, clientes e investidores, são a aidHound, que pretende chegar até aos sem abrigo através de uma aplicação que se baseia em dados de geo-referência para ajudar voluntários no terreno a estar em contacto com os sujeitos e os decisores das ONG a tomar decisões informadas, para melhor apoiaram os seus recursos; a Fi-sonic, que processa e analisa o som da cidade, através de uma rede de micros multi-direcionais e altamente sofisticados, distribuídos em vários pontos (estão na Praça do Comércio). Problemas como o excesso de ruído, acidentes, gritos de ajuda, assaltos, pequenos sismos, tudo fica registado, o que permite gerar depois soluções integradas para a cidade.

A eKoneksa é uma startup preocupada com a eficiência. Com esta solução é possível monitorizar os níveis de consumo de energia dos edifícios em tempo-real, gerando relatórios, identificando fontes fortes de poupança, e gerindo operações de manutenção, tudo através de uma mesma plataforma. O Instituto Superior Técnico conta com esta plataforma cloud na sua biblioteca do pólo da Taguspark, numa iniciativa que já lhe permitiu reduzir a sua pegada energética em 35%. Também a Optishower tem como base a eficiência, pretendendo reduzir o consumo de água e energia, com recurso a um revolucionário sistema ciber-físico, bem como a técnicas de gamificação. Esta startup conta já com a sua solução implementada no Hotel Vila Galé Opera.

A Load Iniciative está apoiada na solução Cisco Connected Mobile Experience (CMX). Focada no desenvolvimento de soluções smart, web e de mobilidade, com forte enfoque no design e usabilidade, a sua solução baseia-se na recolha e análise de dados da cidade de Lisboa, rastreando dispositivos anonimanente de forma a identificar as ruas mais congestionadas e mostrar as alternativas à confusão da capital.

Entre as oito startups que integraram o “Demo Day”, está também a Medcoresys, dedicada a encontrar soluções para um envelhecimento ativo; e a 360waste, uma startup que oferece um serviço integrado para a gestão da recolha de resíduos, compatível com diferentes tipos de contentores e resíduos. Foi implementado durante outubro na Câmara Municipal de Lisboa, permitindo um planeamento mais eficiente, economizar nos gastos logísticos e a diminuição do volume de poluição, bem como a deteção e alerta em caso de incêndio em contentores, possíveis quedas ou danos. Também implementada na Câmara Municipal de Lisboa foi a solução da Visor.ai, que oferece um serviço de apoio ao cliente, de modo a fornecer qualquer tipo de suporte através de respostas automatizadas baseadas num histórico de interações do cliente. Com a solução desta startup, foi possível automatizar sete em cada dez respostas da autarquia.

O Demo Day deu ainda lugar à atribuição de prémios. A Medcoresys, Optishower e eKoneksa receberam o prémio de 3 months co-work space. Esta última recebeu ainda um bilhete para a The Business Booster Conference, que decorrerá em Barcelona nos dias 23 e 24 de novembro. A Visor.ai foi premiada com membership de um ano na MASAI Mobility Community. Foi também distinguida a performance da 360waste, aidHound, Visor.ai e da eKoneksa.

Todas as oito startups receberam um bilhete para estarem presentes no Lisbon Investment Summit.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.