SAS debate tendências e benefícios do Analytics

O SAS realizou a edição do Analytics 2016 - Analytics Everywhere, dedicado às últimas tendências e crescente importância das tecnologias de Analytics – que este ano reuniu mais de 200 pessoas.

SAS debate tendências e benefícios do Analytics

Durante uma manhã, clientes, Parceiros e responsáveis da SAS partilharam o seu know-how e experiência com as ferramentas de Analytics, evidenciando a atual importância destas soluções na obtenção de vantagens competitivas.

 

Testemunhos de clientes

Miguel Reis, responsável pela área de Marketing Analítico e CRM do BNP Paribas Personal Finance, defendeu que o futuro passa pela visualização de dados de forma a criar modelos preditivos, que permitirão extrair o valor da informação e que são uma poderosa alavanca para aumentar vendas e reduzir custos – 10% da rentabilidade deriva destes modelos. Falou também da importância do marketing mais personalizado, mas não intrusivo, relembrando que o "Bigger Data" resulta das oportunidades geradas das interações com os clientes e de novas possibilidades de adquirir dados.

Paula Pérez, diretora de Analytics do segmento PMEs da PT e responsável do Business Analytics do segmento B2B, traçou o estado competitivo e incerto do mercado, realçando não só a importância da flexibilidade e poder de adaptação como também do papel crítico da informação no conhecimento. Falou da premência em criar-se uma "cultura de analytics", da essencial colaboração entre o IT e o negócio e da importância dos modelos preditivos e prescritivos.

Já Hugo Resende,  diretor do Departamento de Planeamento e CRM do Millennium bcp, demonstrou como a banca tem vindo a sofrer profundas alterações nos últimos anos, marcadas por enormes reduções dos proveitos. Perante a constante mudança do comportamento dos clientes, que atualmente estão mais informados e sempre online, apontou que é necessário entender quem são e o que pretendem, a cada instante. O "instante" é o desafio e também "o factual", pelo que as organizações têm de saber adaptar-se e basear-se na informação que têm para conseguir acompanhar os seus clientes. Assim, e partilhando a sua experiência ao serviço do Millennium bcp, apontou que a analítica permite conhecer o perfil do cliente, captar novos clientes e otimizar orçamentos. Referiu, ainda, que o futuro está no digital e no mobile e que o analytics é fundamental para o crescimento e sobrevivência de qualquer organização nesta nova era.

 

A oferta SAS

Ricardo Galante, senior systems engineer do SAS Portugal, falou dos atuais desafios do negócio: omeadamente da importância de identificar melhor o tipo de cliente e de estruturar a oferta com base no histórico do cliente. Focou-se nas potencialidades da ferramenta SAS Factory Miner, fazendo também alusão ao Machine Learning e à Modelação Preditiva, assim como ao SAS Decision Manager.

Simone Sousa, analytical consultant do SAS Portugal, abordou o SAS Forecast Server e como esta solução está associada à "democratização analítica", demonstrando que estamos numa nova era e fazendo referência a alguns casos de sucesso, como o da Nestlé, que conseguiu com esta solução prever o impacto das promoções no seu negócio.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.