Outsystems debate principais oportunidades dos CIO

A Outsystems, juntamente com a AB Consulting, colocaram em destaque os principais pontos das agenda atual dos CIO, durante o "Enterprise Business Agility with the #1 Low-Code Platform”, no qual a CIONET marcou presença

Outsystems debate principais oportunidades dos CIO

O "Enterprise Business Agility with the #1 Low-Code Platform” teve como foco principal os pontos cruciais na agenda atual de CIO: dominar agile, transformação digital e novos business models para endereçar os imensos desafios atuais como mobilidade, aceleração da produtividade e entrega de experiências ao consumidor. Uma das conclusões foi o de que as empresas precisam de desenvolver capacidades de se aproximarem e dominarem o digital e o mobile de forma a alavancar uma transformação no negócio, tornando-o mais rápido, com menores custos, e gerar um aumento de produtividade.

Rui Serapicos, managing partner da CIONET, apresentou à audiência, composta por vários CxO's de empresas do Norte de Portugal, a sua visão em temas como Disrupção de modelos de negócio, inovação em negócio e "Hacks" de Agilidade de negócio. A nível de disrupção de negócios, o managing partner da CIONET afirma que "nunca se criou tanta disrupção como agora, e é tudo graças à tecnologia".  Rui Serapicos menciona ainda que, curiosamente, depois milhares de anos de evolução como agricultores, a sociedade “está agora pré-programada para repetir e otimizar o que quer que tenha levado à melhor 'safra' do ano passado. É esse perigo que corremos quando mantemos um "mindset" de agricultor versus caçador", O orador menciona ainda as três armadilhas do Agricultor (complacência, repetição, proteção) versus os três instintos do Caçador (insaciabilidade, curiosidade, e disponibilidade para criar disrupção).

O tema da inovação em negócios foi também abordado numa perspetiva de três elementos-chave para a mudança de paradigmas e modelos de receita nomeadamente: Omnipresença, "Technolepathy" ou seja a capacidade de integrar sensorização de interfaces humanos e tecnologia com análise preditiva permitindo experiências aumentadas e previsíveis, e mutação – a integração de tecidos digitais com tecidos orgânicos.

O managing partner da CIONET deu ainda a conhecer sete "Agility Hacks" para o desenvolvimento de negócios ágeis: (1) "Infetar-se" pelo vírus da inovação; (2) Idear com Software Social; (3) Trabalhar com plataformas de Crowd Funding; (4) Desenvolver Road Show de equipas de inovação internas; (5)  Implementar FabLabs interno; (6) Desenvolver grupos de teste de colaboradores e finalmente (7) Envolver toda a organização nas interações com o cliente. O orador conclui então que as organizações, ao responsabilizarem cada colaborador a manter contacto direto e a responder a número de questões de relação com o cliente, ajudam o seu talento a encontrar soluções e novas iniciativas em agilidade organizacional.

A Outsystems finalizou o evento com uma demonstração da sua plataforma. A Porto Business School, que acolheu o evento, partilhou também a sua história de evolução de transformação digital expondo os drivers, estudos de mercado de vendors de transformação digital, critérios de seleção e os benefícios com a escolha pela plataforma Outsystems.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.