Microsoft lança desafio para solucionar os desafios tecnológicos da indústria nacional

A Microsoft quer ajudar a resolver os desafios da indústria portuguesa ao promover cinco desafios lançados por cinco parceiros nas áreas do Retalho de Luxo, Media, Saúde, Turismo e Consumo na próxima edição do Innovation Challenge

Microsoft lança desafio para solucionar os desafios tecnológicos da indústria nacional

Quais são os maiores desafios que se atravessam, nos dias de hoje, no caminho de algumas das principais indústrias que compõem a Economia nacional? Como poderão ser usadas tecnologias como Internet of Things (IoT), inteligência artificial, big data, machine learning ou realidade aumentada para resolver estes desafios, melhorar a experiência dos consumidores e aumentar a eficiência das empresas?

Por cada desafio ou obstáculo em cada uma destas indústrias, a Microsoft Portugal quer ajudar startups a encontrarem as soluções. Para tal, promove o Innovation Challenge, um programa onde apresenta cinco desafios lançados por cinco Parceiros – Farfetch, Impresa, José de Mello Saúde, Grupo Pestana, e SUMOL+COMPAL - representantes das indústrias do retalho de luxo, media, turismo, saúde, consumo, respetivamente, num projeto que surge na sequência do programa Ativar Portugal Startups, que teve em 2017 a sua terceira edição.  

São elegíveis para participar tanto startups portuguesas com sede em território nacional ou fora do país, mas também grupos de inovadores que decidam juntar-se para responder aos briefings. O vencedor poderá receber até 120 mil euros em serviços Cloud no Microsoft Azure e presença garantida na booth da Microsoft durante a Web Summit, que se realiza em Lisboa entre 6 e 9 de novembro. A empresa ou grupo de inovadores eleito como vencedor terá ainda oportunidade de desenvolver uma prova de conceito junto do Parceiro do seu challenge.

Os desafios são os seguintes:

Retalho de Luxo, Farfetch – Como podemos transformar a forma como as pessoas compram dentro da loja e online utilizando tecnologias como a realidade aumentada e realidade virtual?

Media, Impresa – Como poderão os media utilizar a inteligência artificial e/ou machine learning ao serviço da produção de conteúdos?

Saúde, José de Mello Saúde – Como podemos passar de um sistema assente na cura para outro baseado na prevenção, utilizando mais de 70 anos de informação clínica?

Turismo, Pestana – Como utilizar a inteligência artificial para combater a complexidade, melhorando a experiência dos clientes, através do design e a implementação de serviços personalizados relevantes, desde a pré-reserva à pós-estadia?

Consumo, SUMOL+COMPAL – Como podem tecnologias como big data, machine learning e inteligência artificial ajudar a melhorar as operações no comércio, distribuição e retalho para que possamos melhor servir os nossos clientes?

Para participar, basta as startups ou equipas submeterem as suas candidaturas no site da iniciativa até 30 de julho, data após a qual, um júri composto pela Microsoft e seus Parceiros escolherá dois semifinalistas por indústria. Os selecionados nesta fase terão a oportunidade de ter sessões de mentoria com especialistas destas cinco empresas, o que lhes vai permitir receber feedback direto sobre as suas soluções para que possam atuar sobre as mesmas.

Dos dois semi-finalistas de cada challenge, será escolhido um por indústria para participar num hackaton a decorrer entre 11 e 15 de setembro nos escritórios da Microsoft, em Lisboa, onde, em conjunto com equipas destas cinco empresas e da Microsoft, os participantes poderão afinar as suas soluções e chegar a um projeto final. Estas cinco equipas ou startups farão depois o pitch das suas soluções perante um júri de especialistas, no dia 11 de outubro, para que seja selecionado o grande vencedor.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.