Impacto da Transformação Digital e IoT nas Telco e serviços de hosting em debate

A Schneider Electric e a IDC promoveram em conjunto uma iniciativa intitulada “Digital Transformation & IoT: Impact for Service Providers”

Impacto da Transformação Digital e IoT nas Telco e serviços de hosting em debate

Com lugar marcado no Hotel Altis Belém, em Lisboa, o evento com uma sessão de boas vindas levada a cabo por João Rodrigues, IT Business & Field Services vice-president da Schneider Electric Portugal e com as apresentações de Gabriel Coimbra, country manager da IDC Portugal e Pedro Nobre, RAC DC EMEAS Solutions Architect da Schneider Electric.

O evento recebeu mais de 20 responsáveis da área das Telco e serviços de hosting, que tiveram a oportunidade de ver abordados os desafios da Transformação Digital nos Data Centers dos operadores de telecomunicações e fornecedores de serviços de hosting. Em análise esteve também a consolidação da 3ª Plataforma Tecnológica e o nível de maturidade dos Aceleradores de Inovação, como motor da Transformação Digital, que coloca uma pressão cada vez maior sobre os operadores, no sentido de disponibilizarem infraestruturas de Data Centers escaláveis, inteligentes e seguras, cuja implementação se revela decisiva nos ganhos de escala e no rápido desenvolvimento do negócio.

“A Transformação Digital alterou e irá continuar a alterar a paisagem empresarial. A melhor prova de que esta transformação é real é a diminuição galopante da esperança média de vida das organizações. Se na década de 60 as empresas do S&P 500 tinham uma longevidade de cerca de 61 anos, em 2016, a duração média de uma empresa é de apenas 21 anos, sendo que hoje o Top 5 é dominado por empresas com uma forte base tecnológica. Isto leva-nos a concluir que a Transformação Digital é fundamental para a competitividade e sobrevivência das organizações", indica Gabriel Coimbra, country manager da IDC.

Em linha com a visão apresentada, a Schneider Electric salientou a necessidade das empresas deste setor terem acesso a um portfólio de soluções de Data Centers amplo e flexível, cujas ofertas possam ir desde arquiteturas tradicionais de Data Centers até projetos modulares totalmente escaláveis, passando por arquiteturas híbridas. Paralelamente, a visão da empresa, do ponto de vista da gestão de Data Centers, passa por uma abordagem global dos projetos, através da integração de sistemas de alimentação, arrefecimento, segurança física, monitorização e soluções de software.

“Um dos grandes desafios de hoje passa por unir o mundo das infraestruturas ao mundo do IT. É nessa gestão integrada que vão surgir os grandes avanços e é também aí que vamos observar a importância dos ganhos de eficiência. As projeções indicam que nos próximos 40 anos o consumo de energia vai aumentar cerca de 50% e, nesse sentido, é vital ter uma abordagem holística que permita reduzir consumos e aumentar a eficiência”, refere Pedro Nobre, RAC DC EMEAS Solutions Architect da Schneider Electric.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.