IDC Directions 2017: empresas devem criar redes de inovação

O IDC Directions 2017 arrancou hoje, dia 19, no Centro de Congressos do Estoril, com a apresentação do analista Frank Gens, e a mensagem de que, para inovarem rapidamente, a empresas têm de criar verdadeiros ecossistemas onde confluam múltiplas redes de dados.

IDC Directions 2017: empresas devem criar redes de inovação

"Inovem rapidamente, o mercado estará preparado". Frank Gens, analista da IDC que ajudou a definir o conceito de 3ª plataforma, lembrou no IDC Directions 2017, que está a decorrer hoje, dia 19, no Centro de Congressos do Estoril, que a inovação não só é uma viagem indispensável à sobrevivência dos negócios, mas um caminho que as empresas não conseguirão percorrer isoladamente. Gens, que é o keynote speaker da edição deste ano, realçou que dentro de quatro anos 50% do PIB mundial será "digitalizado", ou seja, impulsionado por ofertas com uma componente digital associada.

A inovação é "um relógio a contar", disse, e as empresas que em 2021 não tiverem começado a transformação digital "vão competir por uma fatia cada vez menor do mercado".

Para começarem a desenvolver novas ofertas, uma exigência crescente dos clientes, as empresas devem estabelecer conexões que lhes permitam criar um ecossistema alimentado por múltiplas fontes de dados para, deste modo, ganharem agilidade - o sucesso dos gigantes do digital, como o Facebook e a Google, lembrou, deve-se em grande medida à capacidade destas empresas "ligarem todos os pontos". "Trata-se de uma nova forma de vida para as empresas" reiterou. As previsões da IDC apontam para que, dentro de três anos, as equipas de transformação digital comecem a recorrer a developers externos. Mais: a IDC prevê que em 2021, um terço das interações digitais advenham de um ecossistema de open APIs, o que espelha esta nova realidade de inovação digital.

 O analista aconselhou os decisores a começarem por pensar a inovação a partir de use cases concretos e deixou a sua fórmula: "Inovação = código + dados".

Frank Gens frisou ainda que "todas as empresas, de todas as indústrias, terão de ser digital providers", relembrando que não conseguirão sê-lo sem procurar fora de portas dados, recursos e até mesmo tecnologia.

 

A IT Insight publicará na edição de novembro a reportagem completa do IDC Directions 2017.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.