IDC Directions 2017: a caminho da “Cloud 2.0”

Mais segura, confiável e inteligente - assim será a próxima geração da cloud, que está já ao virar da esquina

IDC Directions 2017: a caminho da “Cloud 2.0”

A cloud está a sofrer uma transformação e a IDC prevê que, em 2020, os serviços IT de cloud pública representem 58% dos 355 mil milhões de dólares do total de gastos em aplicações tradicionais, em aplicações cloud, em ferramentas de desenvolvimento e de deployments, em software de infraestrutura, em armazenamento e servidores.

Num cenário de Cloud 2.0, os serviços cloud tornar-se-ão mais distribuídos, de confiança, inteligentes e concentrados.

A IDC prevê ainda que, em 2018, mais de 85% do IT empresarial tenha uma arquitetura multicloud. Já no próximo ano, 75% das equipas de desenvolvimento incluirão funcionalidades de inteligência artificial (IA)/cognitivas em uma ou mais aplicações. Praticamente todos esses serviços de IA serão disponibilizados a partir da cloud.

Em 2020, a cloud alojará os serviços de IT mais seguros e confiáveis, devido em grande parte à proliferação de encriptação baseada em cloud, de analítica dedicada a ameaças, de analítica comportamental, do blockchain e dos serviços de compliance.

 

No IDC Directions 2017, que decorre a 19 de outubro no Centro de Congressos do Estoril, estas e outras previsões relacionadas com a evolução da cloud, um dos quatro pilares da 3ª plataforma, estarão em destaque.

A IT Insight é media partner do evento.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 9 Outubro 2017

IT INSIGHT Nº 9 Outubro 2017

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!