IDC Directions 2017: a caminho da “Cloud 2.0”

Mais segura, confiável e inteligente - assim será a próxima geração da cloud, que está já ao virar da esquina

IDC Directions 2017: a caminho da “Cloud 2.0”

A cloud está a sofrer uma transformação e a IDC prevê que, em 2020, os serviços IT de cloud pública representem 58% dos 355 mil milhões de dólares do total de gastos em aplicações tradicionais, em aplicações cloud, em ferramentas de desenvolvimento e de deployments, em software de infraestrutura, em armazenamento e servidores.

Num cenário de Cloud 2.0, os serviços cloud tornar-se-ão mais distribuídos, de confiança, inteligentes e concentrados.

A IDC prevê ainda que, em 2018, mais de 85% do IT empresarial tenha uma arquitetura multicloud. Já no próximo ano, 75% das equipas de desenvolvimento incluirão funcionalidades de inteligência artificial (IA)/cognitivas em uma ou mais aplicações. Praticamente todos esses serviços de IA serão disponibilizados a partir da cloud.

Em 2020, a cloud alojará os serviços de IT mais seguros e confiáveis, devido em grande parte à proliferação de encriptação baseada em cloud, de analítica dedicada a ameaças, de analítica comportamental, do blockchain e dos serviços de compliance.

 

No IDC Directions 2017, que decorre a 19 de outubro no Centro de Congressos do Estoril, estas e outras previsões relacionadas com a evolução da cloud, um dos quatro pilares da 3ª plataforma, estarão em destaque.

A IT Insight é media partner do evento.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 12 Março 2018

IT INSIGHT Nº 12 Março 2018

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!