IBM debate Impacto da Inteligência Artificial na Sociedade

O Instituto Politécnico de Viseu recebeu mais de uma centena de estudantes e personalidades da vida política, económica, científica e académica para a sessão “O Impacto da Inteligência Artificial na Sociedade – Que futuro com o IBM Watson”, onde estiveram em cima da mesa os desafios e as oportunidades da nova Era Cognitiva e da transformação digital

IBM debate Impacto da Inteligência Artificial na Sociedade

Por considerar que a Inteligência Artificial está a assumir cada vez mais relevância no mundo digital e que é necessário as empresas estarem alertadas para as expetativas ainda mais elevadas dos clientes, a IBM decidiu reforçar o papel que todos os setores da sociedade e da economia terão no futuro, ao criarem ideias inovadoras para uma melhor gestão dos recursos disponíveis.

Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, reforçou, neste sentido, que é “necessário que os estudantes tenham consciência que o futuro está no conhecimento e na capacidade de procurar novos horizontes”. O ministro sublinhou ainda que “é fundamental formar estudantes com espírito crítico, com a cultura de desafiar o futuro e com o fim de promover a inovação”.

Para a IBM, o futuro passa pela “computação cognitiva, em que os sistemas não são programados”. Segundo a mesma, os sistemas são capazes de compreender, raciocinar e aprender, ou seja, são capazes de “formular hipóteses e dar respostas com um elevado nível de confiança, sendo sistemas que escalam a inteligência, o conhecimento e a experiência humana, em vez dos que tentam apenas replicá-los. Poderemos chamar-lhe inteligência artificial, mas a IBM prefere falar de 'inteligência aumentada' e tem no IBM Watson o expoente máximo desta nova Era Cognitiva”, tal como indica António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal.

“O IBM Watson é um exemplo claro da aposta da Companhia em I&D e do que de melhor se tem criado nos laboratórios da IBM Research. Os sistemas cognitivos irão sem dúvida mudar o mundo da tecnologia, mas também a capacidade de transformar as empresas, a economia, as profissões e a sociedade em que vivemos”, acrescenta António Raposo de Lima.

O IBM Watson tem vindo a ser uma parte integrante da mudança de setores como o da saúde, retalho, educação e banca.

Esteve ainda em destaque no evento a inauguração do novo Centro de Inovação Tecnológica do Grupo IBM em Viseu, numa parceria com a Câmara Municipal e do Instituto Politécnico, muito vocacionado para as novas áreas tecnológicas e das smart cities. Neste sentido, foi também inaugurado o Campus Softinsa, dedicado à formação dos recursos a serem incorporados no novo centro, e que está localizado no Instituto Politécnico de Viseu.

“O novo centro de inovação da IBM/Softinsa em Viseu é um exemplo eloquente de um triângulo virtuoso que junta uma empresa tecnológica de referência, uma âncora de investigação e formação e um território que é um farol no Interior. Este centro será um fator de inteligência, emprego e riqueza em Viseu, cidade e região, em áreas de grande futuro, como as soluções de Cloud e de Smart Cities. Viseu conquistou um selo poderoso na sua atratividade”, refere o presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques.

O novo centro de inovação do Instituto Politécnico de Viseu oferece à comunidade académica a possibilidade de terem acesso ao programa científico do Instituto e abre também portas ao recrutamento de recursos humanos qualificados formados pela instituição de ensino, assim como a outros profissionais habitantes na cidade.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.