A IT Insight em Madrid, no DES 2017

DES 2017: liderar a mudança e agarrar os horizontes do digital

O DES 2017, Digital Business World Congress, começou hoje, dia 23, em Madrid, e decorre até dia 25. A importância de liderar a mudança e os horizontes do digital para várias indústrias estiveram em destaque nas sessões que ocuparam toda a manhã do palco principal

DES 2017: liderar a mudança e agarrar os horizontes do digital

O DES 2017 abriu hoje as portas e foi inaugurado por Anders Indset, norueguês que se auto-intitula de “filósofo de negócios”, num keynote marcado por duas palavras: futuro e mudança. Se o primeiro não conseguimos antecipar - “qualquer futuro será improvisado”, frisou – o segundo provoca alguns receios. Foi com o objetivo de incentivar um mindset recetivo à mudança que Indset trouxe o seu conceito de “Wild Knowledge”, o qual, na sua própria definição, se faz das“grandes ideias que mudam a forma como as empresas e os negócios operam”. Porque “a tecnologia é o que fazemos com ela”, disse.

Segundo Indset, liderar a mudança exige, por um lado, inovação - a capacidade de “fazer mais com menos”- e por outro perceção. A este respeito, deixou um aviso: “A perceção exige pensar. Mas hoje em dia reagimos, em vez de pensarmos”.

Deixou ainda oito postulados da mudança: questionar porquê; esquecer "o quê"; esquecer “quem” (num apelo à diversidade e à recusa de estereótipos que podem afastar os maiores talentos); aprender a falhar (e criar a partir do falhanço); dizer não e desafiar o status quo; ser resiliente (dando o exemplo de Elon Musk e da Tesla com os carros elétricos), criar e contar uma boa história; e estabelecer empatia, que disse ser “a ferramenta mais importante da liderança”.

 

Experiência do cliente é força motriz da transformação digital

O palco principal acolheu da parte da manhã um segundo keynote, “Digital horizons – adapting industries to the digital age”, onde os líderes da Iberia Express, da Telefónica, da NH Hotels, e da Siemens, em Espanha, partilharam a forma como as suas organizações estão a adotar o digital. Em comum tiveram um ponto: entregar uma experiência de cliente integrada e à altura de consumidores com elevada literacia digital.

Hugo Rovira (NH Hotels), Fernando Candela (Ibria Express), Juan Pedro Moreno (Accenture Digital), Valentín Gonzalez Villas (Telefónica), Rosa García (Siemens) e Lluís Altés, da organização do DES 2017.

Rosa María García, chairman da Siemens, reforçou, em concreto, que as empresas têm de ter a capacidade de entregar produtos personalizados, a um ritmo e a um custo que satisfaça os clientes, dando o exemplo da indústria automóvel, que conseguiu pegar na tecnologia para mudar os seus processos produtivos e entregar personalização.

Valentín González Villas, general manager da Telefónica Espanha, realçou que a economia digital “é a verdadeira economia” e que esta representa “novas formas de operar os processos”, aportando novas oportunidades. O gestor apontou os quatro enablers tecnológicos do operador de telecomunicações: hiperconetividade, virtualização, big data e segurança.

Juan Pedro Moreno, chairman na Accenture Digital, falou dos 10 principais desafios do digital para as organizações, partindo de uma centena de conversas com executivos. Salientou a experiência diferenciadora que é necessário entregar, mas também a capacidade de inovar como uma startup – e de recorrer a parceiros externos para o fazer. À ribalta trouxe também a realidade aumentada e a inteligência artificial (IA), tecnologias não maduras que os executivos “ainda não sabem bem como utilizar”. Sobre a IA, foi perentório: “Será um diferenciador chave para a experiência do cliente e não apenas para os processos”.

O DES 2017 decorre até dia 25, no pavilhão 3 da IFEMA, em Madrid e espera 18 mil participantes. O evento, que teve a sua primeira edição em 2016, pretende tornar Madrid na capital mundial da transformação digital.

Durante, os três dias mais de 300 empresas terão em exposição as suas soluções tecnológicas. A edição deste ano tem como parceiros tecnológicos globais a Accenture, a amazon Web Services, a Deloitte Digital, a Fujitsu, a IBM, a Intel e a KPMG.

A IT Insight é media partner do DES 2017.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.