Cotec debate oportunidades tecnológicas no 13º Encontro Nacional de Inovação

O 13º Encontro Nacional de Inovação, organizado pela Cotec, recebeu mais de 500 líderes empresariais e colocou em destaque as oportunidades que se colocam numa economia mais eficiente na utilização de recursos e mais regenerativa no ambiente

Cotec debate oportunidades tecnológicas no 13º Encontro Nacional de Inovação

O evento, dedicado à partilha de conhecimento e boas práticas entre PMEs, midcaps, grandes empresas e universidades, contou com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e da oradora internacional Ellen MacArthur, especialista na área da economia circular.

Num ano em que a Comissão Europeia assume um forte compromisso com a Economia Circular, o também tema do próximo Encontro Europeu da Cotec, a realizar em Espanha em fevereiro de 2017, o repto dado por Ellen MacArthur surgiu como um dos pontos altos do evento. 

Ellen MacArthur juntou-se a dois painéis de discussão para debater “o pensamento, a atitude, os princípios e as práticas na economia circular”, na companhia de Helga Vanthournout (McKinsey), Luís Veiga Martins (SPV – Sociedade Ponto Verde), Manuela Pintado (Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa) e Nuno Sequeira (QUERCUS). Depois, para aprofundar os “casos de indústria e de negócio para uma economia circular”, em conjunto com Carlos Martins de Andrade (GALP), Fernando Leite (LIPOR) e Gonçalo Salazar Leite (SECIL)

Estiveram ainda em destaque no evento as “condições para acelerar o desenvolvimento da economia circular”, pela mão de Jaime Andrez (COMPETE 2020), José Carlos Caldeira (ANI - Agência Nacional de Inovação), Maria Manuel Leitão Marques (Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa), Nuno Lacasta (APA - Agência Portuguesa do Ambiente) e Paulo Ferrão (FCT).

O evento deu ainda lugar à atribuição dos Prémios Cotec 2016, nomeadamente, do Prémio PME Inovação COTEC-BPI às empresas ERT Têxtil Portugal e i2S - Informática, Sistemas e Serviços, e do Prémio Produto Inovação COTEC- ANI à empresa TMG (mais informações sobre as empresas no final do texto), que mais se distinguiram dentro de toda a Rede de Associados COTEC pelo carácter inovador dos seus produtos, serviços e modelos de negócios.

“Estou certo de que todos reforçámos a consciência de que as atividades económicas desperdiçam demasiados recursos”, refere Francisco de Lacerda, presidente da Direcção da Cotec Portugal. “Para as empresas, maior circularidade pode significar igualmente maior competitividade na vertente dos custos”.

O Encontro terminou com uma visita à exposição COTEC e à wall-of-ideas, um conjunto de propostas de estudantes para a Economia Circular.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.