Cybersecurity Forum IDC 2016

Cibersegurança não é (apenas) assunto tecnológico

No Cibersecurity Forum 2016, que se realizou no dia 24 no Instituto Universitário Militar, em Lisboa, a IDC alertou para os riscos emergentes na transformação digital e para o facto deste ser um tema de CIOs e de top management, que exige, por isso, uma comunicação assente em linguagem de negócio e não técnica

Cibersegurança não é (apenas) assunto tecnológico

Nunca, como agora, a segurança foi tão vital para a continuidade do negócio. Com os negócios a tornarem-se mais digitais, surgem novos riscos, que advêm de organizações de cibercrime com hackers altamente motivados e que estão sempre um passo à frente. Este é, por isso, um tema que diz não apenas respeito ao IT, já que o cibercrime pode parar o negócio, infligindo danos avultados e até irreversíveis, sobretudo quando afetam a reputação e a confiança numa organização. 

Bruno Horta Soares, IT Executive Senior Advisor na IDC Portugal, deixou o principal alerta, dizendo que “os CIOs devem envolver os conselhos de administração das empresas nos riscos de cibersegurança” e que deve existir uma linguagem “de negócio e não técnica”. Mais: a proteção já não é o fator-chave. Agora é determinante conseguir responder “imediatamente” a um ataque. “A cibersegurança só avança quando a liderança achar que é importante”, sublinhou.

Tomáš Přibyl, CEO da CyberGym Europe, organização criada para treinar as empresas em cyberdefense – com base em programas que foram desenvolvidos por especialistas israelitas  de unidades militares de cibersegurança e que recorrem a simulações de cenários de ciber-guerra – reforçou a mensagem, enfatizando que “a economia digital é especialmente vulnerável” e comparando o “ciber” a uma “arma militar”. Disse, ainda, que a segurança se tornou “muito centrada e dependente da tecnologia”, chamando a atenção para alguns dados: 95% dos gastos em segurança destinam-se à aquisição de produtos, quando 85% dos ataques incidem no fator humano. Alertou que a comunicação entre os profissionais de TI e os responsáves de negócio assenta em linguagens diferentes e que isso “dificulta troca de informação e a tomada de decisões acertadas”.   

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.