Agilidade da indústria portuguesa em foco no SCRUMDAY Portugal

Nos dias 11 e 12 de outubro decorre em Vila Nova de Gaia o SCRUMDAY Portugal 2016, este ano com o tema “Como inovar a indústria Portuguesa na era da economia digital?"

Agilidade da indústria portuguesa em foco no SCRUMDAY Portugal

A edição de 2016 do SCRUMDAY Portugal, dedicado ao tema “Como inovar a indústria Portuguesa na era da economia digital?”, visa reunir equipas, gestores e decisores em torno do debate e da promoção da utilização de práticas Agile no desenvolvimento de soluções de TI, para permitir que as empresas do setor da indústria alcancem mais facilmente os seus objetivos de negócio, aumentem os seus níveis de competitividade e as suas receitas.

O SCRUMDAY Portugal é um evento de entrada livre, mas com obrigatoriedade de registo prévio, composto por conferências, workshops, sessões de teambuilding, espaços de networking, think tanks, e muito mais, para ajudar a implementar o SCRUM nas organizações como forma eficiente de abordar projetos complexos.

A conferência, o evento principal do SCRUMDAY Portugal que terá lugar no dia 12 de outubro, na Casa Ferreirinha, em Gaia, contará também com a presença de reconhecidos oradores e empreendedores internacionalmente reconhecidos pelos projetos inovadores que desenvolveram, e entre os quais se destacam: o cofundador do projeto wikispeed, Huber Smits; Chet Hendrikson, o criador do curso CSD (Certified Scrum Developer) da Scrum Alliance; o CEO da Scrum Alliance, Manny Gonzalez, Thomas Friend e Brian Rivera, em representação das forças armadas e dos seus modelos de liderança/equipas; Maria Matarelli, a fundadora do modelo Agile Marketing nas organizações; Peter Measey e Stuart Young da Radtac, que abordarão os temas DevOps e Design Thinking. Peter Stevens e Hugo Lourenço, concluirão as sessões com uma intervenção conjunta sobre o tema da Agile Education.

Segundo o CEO da Scrum Alliance, que estará em Lisboa no dia 10 de outubro para reunir com as mais prestigiadas empresas portuguesas e entender quais as maiores dificuldades na aplicação das práticas Scrum, dada a ausência de resultados de acordo com os princípios e valores deste modelo, "sem recorrer ao coaching profissional não é possível implementar de forma clara e profissional estas práticas".

A edição de 2016 será de novo direcionada para todos os utilizadores destas práticas e destina-se em particular a apoiar os gestores de empresas, os diretores de departamento, as áreas de User Experience e de novos negócios, e os CEOs.

No dia 11 de outubro existirão duas sessões: a da manhã, dedicada às práticas Agile na indústria (XM - eXtreme Manufacturing), e a da tarde subordinada ao tema “Como Inovar através de Visualização (Design Thinking)”.

O ScrumDay Portugal conta com o apoio da Capgemini e com os patrocínios da SONAE, da Rumos e da SKY.

"Os métodos Agile baseiam-se na valorização dos recursos humanos através da promoção do trabalho em equipa sem interferências na cadeia de gestão tradicional das organizações. A transformação digital não se alcança apenas com programas centrados na tecnologia, que passam pela implementação de novas ferramentas e de práticas que geram novos processos e fluxos - uma abordagem tradicional, mas insuficiente para responder aos desafios da Era Digital", explica Jorge Martins, CEO da Capgemini Portugal. "A Capgemini é um player de referência no mercado nacional e internacional nos temas relacionados com a transformação digital, e possui uma ampla oferta de soluções de transformação organizacional, onde a metodologia Agile ganha particular relevo. A abordagem da Capgemini está focada em conjugar os recursos disponibilizados pelas novas tecnologias digitais com o alinhamento das estratégias, das operações, dos processos, da organização e das pessoas. Entendemos que esta pode ser uma forma muito eficaz de as empresas poderem alcançar níveis de desempenho mais elevados e sustentáveis, e de poderem aceder a todos os benefícios que estes programas lhes podem oferecer", conclui aquele responsável.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.