Tecnologia pode poupar até 3,5 dias por mês a trabalhadores

Os dados são de um estudo levado a cabo pela Ricoh Europa, que concluiu que os trabalhadores portugueses acreditam que um melhor acesso à tecnologia poderia fazê-los poupar 3,5 dias todos os meses

Tecnologia pode poupar até 3,5 dias por mês a trabalhadores

A Ricoh Europe inquiriu mais de 3600 trabalhadores europeus e concluiu que quase metade (47%) estão convencidos de que a tecnologia que utilizam no seu trabalho está aquém das expetativas de produtividade e eficiência e acreditam inclusivamente que chegam a perder até 42,3 dias por ano por falta dos recursos certos.

O inquérito revela que os entrevistados desejam ter uma maior componente digital no local de trabalho e 59% acreditam que uma tecnologia mais inovadora teria um impacto positivo sobre a sua carga laboral. De acordo com os dados do Banco Central Europeu, o crescimento da produtividade anual diminuiu de 2% em 1995 para apenas 0.5% em 2016.

Dos 3600 colaboradores entrevistados, 65% afirmaram que a tecnologia de automação lhes permitirá serem mais produtivos, enquanto 52% estão de acordo que a Inteligência Artificial terá um impacto positivo nas suas funções. Os colaboradores vêem a gestão do e-mail (41%) e as reuniões (37%) como as tarefas em que perdem mais tempo todos os dias, seguidas das deslocações de e para o trabalho (29%). De um modo geral os inquiridos vêem de forma positiva o potencial das novas tecnologias aplicadas ao trabalho – acesso mais imediato aos dados (44%), capacidade de trabalhar desde casa mais frequentemente (42%) e uma redução de tarefas repetidas (41%).

“O que os colaboradores nos têm vindo a comentar, leva-nos a ter preocupações relativas à produtividade macroeconómica que os governos de todo o mundo já enfrentam. Uma grande parte do horário laboral é ocupado com tarefas e processos que se poderiam automatizar ou otimizar. Se libertarmos esse tempo, a tecnologia permite aos trabalhadores realizarem o seu trabalho de uma forma mais inteligente e focar-se em adquirir valor real à sua empresa”, comenta Ramon Martin, CEO da Ricoh Portugal e Espanha.

Aos trabalhadores, preocupa-lhes que a falta de investimento na tecnologia cause problemas às empresas do futuro. 36% dos inquiridos acreditam que se não se realizarem investimentos, as empresas fracassarão num prazo de cinco anos. Para além disso, 46% afirmam que a sua concorrência já conta com uma vantagem tecnológica.

“Os colaboradores não estão a aumentar a sua produtividade devido a um acesso deficiente à tecnologia, no qual estão a desperdiçar o seu tempo de trabalho. A investigação que fizemos demonstra que os colaboradores de toda a Europa desejam que as  empresas onde trabalham os ajudem a ser mais produtivos. Um acesso mais facilitado à tecnologia tem vantagens tanto para a organização como para os colaboradores, poupando tempo e dinheiro, mediante a implementação de uma forma de trabalho mais inteligente”, refere Ramon Martin.

O estudo revela ainda que os inquiridos mostram-se desiludidos com a motivação das equipas de direção das suas empresas. 72% acreditam que a equipa de gestão só introduzirá uma nova tecnologia se ajudar a diminuir gastos e não para apostar no aumento das capacidades.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.