Realidade digital, sistemas cognitivos e blockchain: as tendências mais disruptivas, segundo a Deloitte

A 9ª edição do estudo "Tech Trends 2018: The Symphonic Enterprise" revela como as empresas líderes estão a integrar as tecnologias disruptivas para melhorar o desempenho do negócio e diz que já não são somente da responsabilidade do CIO e do CTO

Realidade digital, sistemas cognitivos e blockchain: as tendências mais disruptivas, segundo a Deloitte

A Deloitte aponta a realidade digital, a tecnologia cognitiva e o blockchain como as tendências que poderão impactar as estratégias e os resultados de negócio das organizações, nos próximos 18 a 24 meses. Para a consultora, os desafios tecnológicos só podem ser bem endereçados se houver sintonia entre a estratégia, a tecnologia e as operações, em diferentes áreas.

Sob o termo "realidade digital", a Deloitte agrega a realidade aumentada, virtual, mista, 360° e as tecnologias imersivas, dizendo que as empresas estão menos focadas nas novidades dos dispositivos, mas sim no desenvolvimento de estratégias e casos reais aplicáveis ao seu negócio. À medida que esta tendência se acentuar, os líderes de TI terão que responder aos constantes desafios da integração destas tecnologias, do desenvolvimento da cloud, da conetividade e do acesso, avisa a consultora.

A segunda tendência diz respeito ao que a Deloitte apleida de "força de trabalho 'sem colarinho'": será necessária a transformação das estratégias de recursos humanos (RH) para gerir o espaço de trabalho do futuro, onde humanos e máquinas vão trabalhar lado a lado.

Segundo o estudo, o aumento da automação, inteligência artificial e tecnologias cognitivas vão afetar as profissões e as categorias profissionais. As organizações do futuro terão que redefinir a gestão de talentos para lidar com a nova força de trabalho “híbrida” (humano-máquina) – reconvertendo as competências dos trabalhadores físicos e criando, simultaneamente, novos processos de RH para gerir os trabalhadores virtuais.


Por último, o blockchain. O "Tech Trends 2018" indica que estamos a assistir à passagem de uma fase de exploração para uma de cenários de produção críticos. A existência de casos avançados e a adoção mais generalizada desta tecnologia cria a necessidade de coordenar, integrar e utilizar as diversas iniciativas de blockchain dentro de uma grande organização e potencialmente em diversas iniciativas de blockchains numa cadeia de valor.


“As empresas devem pensar numa lógica diagonal, cruzando as linhas verticais da indústria e do negócio com as linhas horizontais dos processos de negócio e das plataformas tecnológicas, e ultrapassar as fronteiras organizacionais tradicionais”, refere Rui Vaz, Partner, Technology em Products, Services, Utilities & Resources, da Deloitte. “Estas tendências tecnológicas trazem novas formas de resolução de problemas e novas oportunidades de negócio. A empresa do futuro é uma empresa sinfónica, onde a estratégia, a tecnologia e as operações trabalham em harmonia para antecipar os desafios do futuro, partindo da realidade atual.”

 

Responsabilidade não é apenas do CIO

Conseguir responder às tendências tecnológicas "já não é responsabilidade apenas dos Chief Information Officers ou dos Chief Technology Officers", explica Nuno Carvalho, partner, Technology em Financial Services, da Deloitte. "Envolve também os Chief Experience Officers, os Chief Executive Officers e até os Conselhos de Administração . Vemos as organizações a endereçarem as mudanças disruptivas de forma cada vez mais estratégica. Em vez de implementarem projetos individuais, para uma área ou domínio específico, optam por uma abordagem mais holística, considerando as tecnologias mais avançadas, acabando por gerar um impacto mais significativo e mensurável dentro da empresa".


No capítulo “Exponentials Technology Watch List” são identificadas estratégias para explorar e capitalizar ideias inovadoras, bem como duas tendências tecnológicas a longo prazo: a inteligência artificial e a encriptação quântica. O estudo conta ainda com casos de estudo, perspetivas de várias entidades do setor e de profissionais da Deloitte.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.